Segurança pública

"Força está preparada", diz Celina sobre segurança no 7 de Setembro

A fala de Celina ocorreu durante assinatura da sanção do projeto de lei que trata da assistência aos órfãos em decorrência do feminicídio, na manhã desta sexta-feira (1º/9)

 Mais dois mil policiais militares e mais de quinhentos policiais civis vão trabalhar na segurança do evento -  (crédito:  Geovana Albuquerque/ Agência Brasília)
Mais dois mil policiais militares e mais de quinhentos policiais civis vão trabalhar na segurança do evento - (crédito: Geovana Albuquerque/ Agência Brasília)
Júlia Eleutério
postado em 01/09/2023 13:46 / atualizado em 01/09/2023 14:02

A governadora em exercício Celina Leão garantiu que as forças de segurança do Distrito Federal estão preparadas para o feriado do dia 7 de setembro. Além disso, a vice-governadora comentou sobre o ofício enviado pelo Ministro de Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, apontando atenção necessária para possíveis manifestações. A fala ocorreu nesta sexta-feira (1°/9), durante cerimônia de assinatura da sanção do projeto de lei que trata da assistência aos órfãos em decorrência do feminicídio, no Palácio do Buriti.

O Governo do Distrito Federal (GDF) publicou, nesta quinta-feira (31/8), um decreto criando o Gabinete de Mobilização Institucional para acompanhar os desfiles de 7 de setembro na capital do país. "O nosso planejamento está pronto. Vai ser um compartilhamento de ideias e troca de informações. O GDF está preparado e nós confiamos na nossa segurança pública”, destacou Celina no evento de sanção. O grupo vai ficar instituído até o dia seguinte ao feriado. “É uma integração para que a gente possa ter um espírito colaborativo e para que a gente possa ter um dia de paz”, ressaltou.

Na oportunidade, Celina também deixou um recado para quem deseja ir até a Esplanada dos Ministérios no feriado nacional. “Nós teremos mais policiais do que no dia da posse do presidente Lula. Então, aquela pessoa que quiser ir para a Esplanada para ver o desfile realmente em um ar de democracia, será muito bem-vinda. Mas aquelas pessoas que estão querendo vir para o DF para fazer bagunça e arruaça, as forças irão agir e estão preparadas. É essa a nossa orientação”, enfatizou a governadora em exercício.

Segundo ela, serão mais dois mil policiais militares e mais de quinhentos policiais civis para fazer a segurança do evento. “Nós esperamos que tudo ocorra com tranquilidade, mas nós estamos com a atenção necessária até porque recebemos um ofício do Ministro Flávio Dino fazendo alguns apontamentos de algumas possíveis manifestações. A manifestação quando é democrática e sem violência, há essa permissividade, mas nada e nem perto do que passamos no dia 8 (de janeiro)”, disse Celina.

Gabinete de segurança

A criação do gabinete ocorreu por meio da publicação de uma edição extra do Diário Oficial do DF (DODF), nesta quinta-feira (31/8). Segundo o decreto, o gabinete tem como finalidade promover a ordem pública e social, coordenar as atividades administrativas e acompanhar os eventos do Dia da Independência, sendo composto pelos seguintes órgãos: Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF); Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal); Secretaria de Saúde (SES-DF); e Serviço de Limpeza Urbano (SLU-DF).

O decreto também destaca que poderão ser convidados para participar do gabinete os seguintes órgãos e entidades: Ministério da Justiça; Ministério da Defesa; Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República; Senado Federal; Câmara dos Deputados; Supremo Tribunal Federal (STF); Procuradoria-Geral da República (PGR); Polícia Federal (PF); Agência Brasileira de Inteligência (Abin); Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT); Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF); e Ordem dos Advogados do Brasil - Subseção do Distrito Federal (OAB-DF).

A função desses órgãos e entidades, caso sejam convidadas, será a de atuar na coordenação das atribuições administrativas, adotar as medidas administrativas necessárias à preservação da estabilidade institucional e da proteção dos bens, serviços e instalações, além de colaborar, no âmbito de suas competências, com a execução das medidas requisitadas pela Secretaria de Segurança Pública do DF. Eles terão um prazo de 24 horas, após recebimento de ofício de solicitação de indicação, para nomear representantes para participarem do gabinete.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação