Trânsito

Segunda (4/9) haverá desvio no trânsito para obras no Viaduto do Itapoã

Fluxo de veículos será totalmente interditado, a partir das 10h, na rotatória que liga a região administrativa e o Paranoá

Expectativa é de que as obras sejam entregues no segundo semestre deste ano -  (crédito: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília)
Expectativa é de que as obras sejam entregues no segundo semestre deste ano - (crédito: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília)
Correio Braziliense
postado em 01/09/2023 10:25 / atualizado em 01/09/2023 10:25

A partir das 10h de segunda-feira (4/9), o balão no entroncamento das rodovias DF-001 e DF-015 será completamente interditado para o tráfego para iniciar a segunda fase de escavação do Viaduto do Itapoã.

Nesta nova etapa da obra, executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), o condutor que atualmente trafega pela DF-015, sentido DF-250, precisará se deslocar pela nova alça até a próxima rotatória localizada a cerca de 1 km do local que será bloqueado.

Essa fase do cronograma está prevista para ser realizada em 60 dias. Confira no croqui abaixo como ficará o trânsito na região.

(foto: Arte: DER/DF)

O trabalho de escavação, em etapa inicial, foi instituído em julho, quando o motorista que trafegava da DF-250, sentido Paranoá, e da DF-001, sentido barragem, precisou de rotas alternativas traçadas pelo DER.

A segunda parte da escavação será iniciada a partir de segunda-feira (4/9) e, dessa forma, será necessário que o balão seja completamente interditado. “Estamos cientes dos transtornos causados à população da região mas, quando os serviços forem finalizados, milhares de pessoas serão beneficiadas”, concluiu o presidente do DER, Fauzi Nacfur Junior.

Planejamentos

O elevado, iniciado em outubro de 2021, tem o investimento de R$ 33 milhões. Após a escavação, serão executados os trabalhos de terraplanagem, drenagem, pavimentação das vias e alças de acesso, encabeçamento, construção da ciclovia e instalação da sinalização horizontal e vertical.

Entre os serviços executados estão os trabalhos de fundação, de construção dos pilares e das vigas de apoio para as chamadas vigas longarinas e construção do tabuleiro do viaduto. A obra vai beneficiar cerca de 30 mil motoristas.

*Com informações do DER-DF

 

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