O presidente da Central Única das Favelas do Distrito Federal (Cufa-DF), Bruno Kesseler, foi o entrevistado do Podcast do Correio, programa semanal do Correio Braziliense. Em conversa com os jornalistas Rosane Garcia e Suzano Almeida, Bruno comentou sobre as expectativas para a Expo Favela, evento que visa dar oportunidade para empreendedores das comunidades do DF. "Sabemos que existe muito potencial dentro das comunidades, inclusive usamos muito o slogan: Favela é potência!", pontua.
Bruno conta que está à frente da Cufa-DF há dez anos e foram muitos desafios desde então. "Quando começamos aqui, foi um trabalho do zero e, hoje, nós temos uma atuação em dezoito territórios aqui em Brasília. Com lideranças que são pessoas que moram nas regiões, conhecem o espaço, conhecem a realidade dos territórios e desenvolvem ações distintas ali em cada, em cada região", explicou.
"Temos entendido que a melhor forma de mudarmos a vida de alguém é proporcionar oportunidades, é trazer capacitação e fazer que essas pessoas tenham a chance de escolher aquilo que elas querem fazer. Ninguém quer ficar vivendo de migalha, as pessoas querem poder entrar no mercado e escolher aquilo que elas querem comprar. E não receber um arroz que está pra vencer, ou um feijão que é da pior qualidade", argumentou o presidente da Cufa-DF.
Para a Expo Favela, Bruno contou que foram abertas as inscrições para empreendedores que tenham um negócio com viés de inovação e tecnologia, e que esse é um perfil que a Cufa-Df busca no evento. "Serão cinquenta expositores e a gente buscou, claro, ter negócios diferentes, de áreas diferentes, serviços, produtos, e eles vão estar lá sendo avaliados", detalhou.
Assista ao bate-papo na íntegra:
A Expo Favela será realizada, neste sábado (2/9) e domingo (3/9), no Sesi Lab, com entrada gratuita. O link para retirada dos ingressos está no Instagram @expofavelabrasília.
*Por José Augusto Limão, estagiário sob a supervisão de Patrick Selvatti