Arcabouço Fiscal

Manutenção do Fundo Constitucional do Distrito Federal é celebrada

Um dia depois da Câmara Legislativa aprovar a concessão do título de Cidadão Honorário ao senador Omar Aziz, o Grupo de Líderes Empresariais (Lide) homenageou o parlamentar. Luta do Correio também foi destaque

Após o fim da tramitação do arcabouço fiscal no Congresso Nacional, que manteve as atuais regras do Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF), a classe empresarial brasiliense se uniu para homenagear o senador Omar Aziz (PSD-AM), relator do projeto no Senado e responsável por retirar o FCDF do teto de gastos. Após a Câmara dos Deputados ter aprovado relatório inicial do deputado Cláudio Cajado (PP-BA), que impactaria em drásticas perdas para a capital do país, o plenário do Senado aprovou o relatório de Aziz por 57 votos a favor e 17 contra. O Grupo de Líderes Empresariais de Brasília (Lide), presidido pelo ex-governador e presidente regional do Partido Social Democrático (PSD), Paulo Octavio, promoveu, na tarde de ontem, um almoço-debate para homenageá-lo. O evento contou ainda com uma palestra de Aziz com a temática "O Congresso e a agenda econômica: governabilidade e crescimento econômico".

"Aquilo que eu não quero para o meu estado, não quero para os outros entes federativos. Eu não tenho direito de querer tirar dinheiro de estado nenhum, especialmente do Distrito Federal que é a nossa casa diariamente", declarou Aziz ao explicar o motivo de ter retirado o FCDF da lista de recursos federais que sofreriam cortes no âmbito do arcabouço. "O nosso objetivo como políticos e o objetivo dos empresários que estão aqui é gerar emprego, renda e igualdade social", acrescentou o parlamentar.

"Conseguimos reverter no Senado uma questão que estava perdida, graças ao relatório do senador Omar Aziz. O FCDF foi mantido da forma como foi criado em 2002 e isso é fundamental para o futuro da cidade", destacou Paulo Octavio, anfitrião do debate e um dos parlamentares responsáveis pela criação do fundo, em 2002.

A governadora em exercício, Celina Leão (PP), elogiou Aziz e comemorou os desdobramentos da manutenção do FCDF. "Omar Aziz é uma referência hoje não só para o Amazonas, mas para o Brasil e para o Distrito Federal. O gesto dele como relator de retirar o Fundo Constitucional (do arcabouço) foi o primeiro passo dado para essa vitória importantíssima para a classe econômica e para a manutenção de todos os serviços públicos do DF. É uma homenagem justíssima", celebrou Celina. "É um momento de agradecimento. Pelo prestígio que é dado a Omar Aziz dentro do Senado que foi rapidamente criado um acordo (para salvar o fundo)", completou.

O evento do Lide teve a presença de políticos locais. Além da governadora em exercício, Celina Leão, os senadores Damares Alves (Republicanos), Izalci (PSDB) e Leila Barros (PDT) compareceram ao evento. Marcaram presença, ainda, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF), Roberval Belinati; os secretários Agaciel Maia, Gisele Ferreira e José Humberto Rezende; o deputado federal Alberto Fraga (PL); os deputados distritais Chico Vigilante (PT), Jorge Viana (PSD), entre outros. O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, também esteve presente.

A classe empresarial foi representada por presidentes de entidades como o da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), Jamal Bittar; o presidente do Sindicato do Comércio Varejista do DF (Sindivarejista), Sebastião Abritta; o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon), Adalberto Valadão, entre outros.

"Omar Aziz foi decisivo para a gente garantir a vitória no arcabouço, porque ele teve a sensibilidade de nos ouvir. Ele teve tempo de ler os números pela bancada apresentados, ele teve tempo de ouvir as nossas necessidades de fato", destacou a senadora Damares Alves.

Agenda econômica

Omar Aziz palestrou aos presentes sobre a agenda econômica no Congresso Nacional, governabilidade e crescimento econômico. O tema agradou aos empresários presentes. "A pauta econômica que está no Senado, hoje, representa como vai andar o Brasil nos próximos anos e a sociedade precisa conhecer. O Lide está sempre conversando com as autoridades para entender e dar um caminho. Nossa posição é a do desenvolvimento econômico, com responsabilidade, investimentos sociais, gerando empregos e fazendo com que o Brasil cresça", afirmou o presidente do grupo, Paulo Octávio.

Em sua fala, Aziz trouxe um dado alarmante. Segundo o senador, o percentual de pessoas passando fome ou em situação de insegurança alimentar no Brasil e na Etiópia são similares. "Não dá para comparar a economia e as riquezas naturais da Etiópia com o Brasil. Não dá para comparar o PIB brasileiro com o da Etiópia. Não dá para comparar o agro brasileiro com o agro da Etiópia. Nós que somos eleitos pelo povo que temos que resolver esse problema", refletiu o parlamentar.

Correio em destaque

O trabalho realizado pela imprensa na cobertura da tramitação do Fundo Constitucional do DF foi elogiada no evento. O Correio Braziliense foi citado pela governadora em exercício, Celina Leão, e por Paulo Octávio. "Não posso deixar de registrar o trabalho que foi feito pela imprensa, pelo jornal Correio Braziliense e por todos os veículos de comunicação que amplamente divulgaram suas páginas por vários dias para discutir sobre o fundo constitucional", pontuou Celina Leão.

"Agradecer o apoio incansável do Correio Braziliense na luta que tivemos para o fortalecimento do fundo e a mudança das cláusulas aprovadas na Câmara", disse Paulo Octávio ao falar para o público presente no evento, citando nominalmente e agradecendo o assessor de Relações Institucionais do Correio, Miguel Jabour, também presente.

Gratidão

A Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou, na última terça-feira, o projeto de decreto legislativo nº 34/2023, que concede o título de Cidadão Honorário de Brasília ao senador Omar Aziz. A homenagem foi proposta pelos deputados Robério Negreiros e Jorge Vianna (ambos do PSD). Dos 16 deputados presentes na votação, 12 votaram a favor da concessão do título ao parlamentar do Amazonas e quatro contra. Os votos contrários foram dos deputados Iolando (MDB), Paula Belmonte (Cidadania), Roosevelt Vilela (PL) e Thiago Manzoni (PL).

"Essa cidade te gosta muito e agradece muito o que você fez por Brasília", disse Chico Vigilante a Omar Aziz, no evento de ontem. "É preciso ser nobre em todos os atos. É preciso separar ideologia política de gestos pela cidade. O gesto que Omar Aziz fez é impagável", disse Celina Leão, referindo-se ao título concedido ao senador.

 

Carlos Vieira/CB/D.A Press - Paulo Octavio foi anfitrião do almoço que homenageou Omar Aziz
Carlos Vieira/CB/D.A Press - O Correio esteve representado pelo assessor de Relações Institucionais, Miguel Jabour
Correio Braziliense - Cobertura Fundo Constitucional foi encabeçada pelo Correio Braziliense, que junto com seus parlamentares lutou mais uma vez pelo DF
Correio Braziliense - Após meses de luta, Fundo Constitucional, enfim, foi mantido nas atuais regras e Distrito Federal respirou aliviado.
Fotos: Correio Braziliense - Volta do Fundo Constitucional à Câmara dos Deputados foi tensa, mas com trabalho conjunto o DF conseguiu vencer a barreira do medo
CB - Confira a cobertura do Correio em capas

FRASES

(Foto Omar) "Aquilo que eu não quero para o meu estado, não quero para os outros entes federativos. Eu não tenho direito de querer tirar dinheiro de estado nenhum, especialmente do Distrito Federal que é a nossa casa diariamente” Omar Aziz

 (Foto Paulo Octávio) "Conseguimos reverter no Senado uma questão que estava perdida, graças ao relatório do senador Omar Aziz. O FCDF foi mantido da forma como foi criado em 2002 e isso é fundamental para o futuro da cidade" Paulo Octávio

(Foto Celina) "Omar Aziz é uma referência hoje não só para o Amazonas, mas para o Brasil e para o Distrito Federal. O gesto dele como relator de retirar o Fundo Constitucional (do arcabouço) foi o primeiro passo dado para essa vitória importantíssimo para a manutenção de todos os serviços públicos do DF" Celina Leão