CB PODER

Teatro Nacional será entregue até fim da atual gestão, diz secretário

Ao programa CB.Poder, o titular da pasta, afirmou que está trabalhando para democratização do Fundo de Apoio à Cultura do DF e comentou sobre os preparativos para o Festival de Cinema Brasileiro

A restauração do Teatro Nacional e a democratização do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) foram temas do CB.Poder —parceria entre Correio e TV Brasília — desta terça-feira (29/8). As jornalistas Ana Maria Campos e Mila Ferreira, o secretário de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, Cláudio Abrantes, comentou que pretende reinaugurar o Teatro Nacional até o fim da gestão do governador Ibaneis Rocha (MDB) e destacou as expectativas para o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.

O titular da pasta destaca que uma de suas missões, na atual gestão, e a restauração do Teatro Nacional. “Temos um teatro que é realmente um símbolo da cultura nacional, e em todos os cantos do país recebemos pedidos sobre a reestruturação do teatro nacional”, frisa. O ex-deputado distrital expõe que reformas já estão sendo realizadas em algumas salas e que há uma grande fiscalização da pasta para que os recursos sejam aplicados da melhor forma. “Temos todo o cuidado e temos a convicção que vamos entregar o Teatro Nacional à população ainda no governo Ibaneis”, afirma.

Cláudio Abrantes reforça que é necessária uma expansão do FAC para que todas as regiões administrativas consigam usufruir do recurso. O secretário frisa que foi publicado um edital chamado, FAC mulher, pensando exclusivamente para o público feminino. “Temos a ideia de trabalhar com as áreas rurais e levar a cultura também até essas áreas. Estamos estudando as possibilidades para novas linhas, a fim de democratizar o acesso ao FAC”, expõe.

O Festival de Brasília do Cinema Brasileiro deste ano vai acontecer em dezembro e a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal já está trabalhando para realizar o evento. “É um marco na indústria audiovisual do país e a queremos dar toda atenção. O festival deste ano já vai ser muito bom, mas para o ano precisamos ter um festival bem programado, com toda a importância que ele merece”, conta.

Mais Lidas