As chuvas têm dado trégua na seca do Distrito Federal e aliviado o calor. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o tempo chuvoso deve persistir neste começo de semana, com chances de pancadas de chuvas com trovoadas e rajadas de ventos isoladas à tarde. Com essa condição se mantendo, a umidade relativa do ar mínima deve ficar entre 35% e 40%, nesta segunda-feira (28/8).
Meteorologista do Inmet, Andrea Ramos destaca que o tempo persiste com esse padrão de chuva, inclusive houve registros nas estações durante a madrugada. “Vai continuar pela parte da manhã. E, na parte da tarde, poderemos ter chuvas mais fortes, trovoadas e rajadas de vento de formas isoladas”, detalha. O dia será de bastante nebulosidade.
O Distrito Federal registrou temperatura mínima de 18°C, enquanto a máxima deve chegar a 30°C. Já a umidade relativa do ar foi de 95% pela manhã e cairá para 35% a 40% à tarde. “Será mais um dia ameno, depois de vários dias de muito calor”, comenta Andrea. “Até quarta-feira (30/8), teremos essa tendência por conta de uma instabilidade na área”, completa.
A meteorologista explica ainda que as chuvas ocorrem devido ao "cavado", nome técnico que se dá a uma área de baixa pressão, em conjunto com outro sistema que está na região central do país, provocando esse aumento de instabilidade e de nebulosidade na atmosfera.
A capital ficou 68 dias sem chover, até que na última quinta-feira (24/8) foram registradas chuvas. No ano passado, os brasilienses sofreram ainda mais com a seca, com mais de 100 dias sem chuvas, e não houve registro em agosto.
Pela climatologia, é esperado 16,3mm de chuvas para o oitavo mês do ano. Já em setembro, esse tipo de previsão aumenta para 38,1mm.. Enquanto em julho, costuma sr de 1,5mm. “É um mês de mais estiagem”, comenta Andrea. “As chuvas são mais frequentes a partir de setembro, mas isso não quer dizer que não chova em agosto”, ressalta a especialista.