Esporte

Domingo de sol foi marcado pelo atletismo entre os monumentos da capital

Eixo Monumental, Ponte JK e a pista de pousos e decolagens do Aeroporto JK viraram percurso para corredores, neste domingo (27/8). Três grandes eventos botaram centenas de pessoas para correr, pedalar, nadar e experimentar a pista de um avião.

A manhã ensolarada da capital federal foi o cenário perfeito para a prática esportiva nas vias ladeadas pelos monumentos modernistas da cidade. Neste domingo (27/8), três grandes eventos botaram centenas de pessoas para correr, pedalar, nadar e experimentar a pista de um avião.

Na Ponte JK, a Copa Brasília de Triathlon, promovida pelo MKS Esportes, realizou a terceira etapa do ano. Atletas profissionais e amadores correram, pedalaram e nadaram na competição. O médico Alexandre Brandão, de 41 anos, participou da prova já mirando outro desafio. "Fiz como uma parte do treinamento para uma maratona que eu vou fazer no final de setembro, em Berlim (Alemanha)", revela o profissional de saúde, que destaca os espaços disponíveis em Brasília para as práticas desportivas. "É a oportunidade que a gente tem de usar o lago e fazer ciclismo em um espaço que fica protegido dos carros. É uma possibilidade que a arquitetura de Brasília proporciona", observa.

Alexandre participou da competição ao lado do primo, Matheus Brandão, 30, que vê na capital um lugar propício para a formação de atletas de alto nível. "Se você for correr final de semana no Lago Sul, Lago Norte, no Lago Paranoá, você vai ver bastante gente praticando ciclismo, corrida. Em grandes provas em outros lugares, sempre vai ter muita gente de Brasília", afirma  o analista de marketing.

Minervino Júnior/CB/D.A.Press - 27/08/2023. Crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. Corrida no circuito das estações de corrida de rua no Eixo Monumental

No Eixo Monumental, apaixonados pela corrida de rua participaram do Circuito Estações edição Primavera. Os atletas ocuparam três faixas das vias S1 e N1 do Eixo Monumental. O percurso partia da altura da Torre de TV e seguia até a Catedral Rainha da Paz, onde faziam o retorno e voltavam para o ponto de partida.

Voo no solo

Nem o Aeroporto Internacional de Brasília escapou dos apaixonados por esporte. Neste domingo (27/8), 2,5 mil corredores apressaram o passo na pista de pousos e decolagens do terminal, na segunda edição do Flying Run, promovido pela Inframerica, com apoio institucional da Força Aérea Brasileira (FAB) e produção da Nosotros. O evento celebrou os 150 anos do pai da aviação, Santos Dumont, com direito a sobrevoo de um avião de caça.

Felipe Menezes/Divulgação - Com sobrevoo de caça da Força Aérea, Flying Run dá a largada para seus 2,5 mil atletas no Aeroporto de Brasília.

Os atletas largaram às 7h e competiram nas distâncias de 7km, 14km e 21km. A pista que recebeu os atletas tem 3,4 km de comprimento por 45 metros de largura. O evento só foi possível porque o terminal brasiliense conta com duas pistas paralelas. As operações aéreas continuaram a ocorrer na outra pista. A largada foi anunciada por uma radiotransmissão direta do piloto do caça Gripen, que logo em seguida fez três sobrevoos sobre o evento.

Ao longo dos percursos, os corredores foram auxiliados pelos fiscais de pátio que sinalizam as aeronaves no terminal. Aviões da FAB foram expostos ao longo da pista e o carro de bombeiros do Aeroporto refrescou os atletas com jatos de água. Os seis primeiros colocados de cada um dos percursos, nas categorias feminino e masculino subiram ao pódio. A expectativa é que, em 2024, a administradora realize uma nova corrida. Para quem não pode participar desta edição, pode ir se preparando para o ano que vem.