No fim da tarde e começo da noite deste domingo (27/8), o brasiliense pode continuar a sentir algum alívio na secura do tempo. "Qualquer área do DF está sujeita a chuvas, pelo tempo estar bastante nublado e haver a percepção do abafamento. Isso pode trazer as pancadas de chuva. Inclusive, já temos trovoadas em alguns locais", observa o meteorologista Heráclio Alves, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Em algumas áreas do Jardim Botânico e do Plano Piloto, a chuva começou a marcar a tarde deste domingo. "Agosto nunca se tratou de um mês de 'chuva zero'. As maiores possibilidades de chuva vêm com o aumento da nebulosidade, e por isso, não podem ser descartadas. Há demarcação de toda uma instabilidade na Região Central do país, que, claro, inclui o DF", assinala o meteorologista.
Ainda sem registro de fortes chuvas, o Inmet demarca o entorno do Gama e de Brazlândia como lugares de maior incidência.
"Outubro, particularmente a partir da metade desse mês, pode ser o período de maior regularidade da chuva, e que é antecedido pelo setembro, no qual elas começam a aparecer com alguma regularidade", reforça Heráclio.