METEOROLOGIA

Acabou a seca? Brasilienses comemoram alguns dias de alívio no tempo árido

Chuvas que, desde quinta-feira (24/8), caem fora de época pelo Distrito Federal aumentam a umidade do ar. Brasilienses comemoram o tempo mais ameno e saem de casa. Confira previsão do tempo para este domingo (27/8)

Apesar de o Distrito Federal atingir a casa dos 31ºC ontem, de acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet-DF), a chuva que tem caído desde a quinta-feira (24/8) ajudou a subir a umidade relativa do ar. Com isso, muitos brasilienses aproveitaram o momento para sair de casa com a família, em programas ao ar livre.

Uma delas foi a estudante Isabelle Braga, 16 anos, que foi até o Parque da Cidade. Ela conta que todos moram juntos e, por conta da seca árdua, estava difícil conseguir programar algo sob o sol escaldante da capital. "Não tenho nenhum tipo de problema de respiração, mas a minha irmã tem. Para ela, essa chuva colaborou bastante, porque esse tempo seco é muito ruim para a saúde dela", afirma. "Está muito melhor do que aquela secura que estava na semana passada, com certeza. Mil vezes melhor, pelo menos para mim", acrescenta.

Tio de Isabelle, Eduardo Sena, 38, também está sentindo que o tempo melhorou com essa chuva fora de época. "É até melhor, porque não fica aquele calor intenso, aquela falta de umidade. Estou gostando demais, a gente até transpira um pouco", ressalta o profissional do mercado financeiro.

As mulheres da família Rocha também estavam em peso no Parque da Cidade. A biomédica Caroline Rocha, 30, disse que a amenizada na seca foi um dos motivos que fizeram com que elas saíssem de casa no sábado. "A gente gosta de fazer essas coisas ao ar livre. Procuramos sempre fazer esse tipo de atividade em família. Só que, nesta época, diminuiu um pouco a frequência. Tem dias que não convém, por conta da umidade baixa. Agora, com essa semana mais chuvosa, a gente viu uma oportunidade e decidimos nos reunir. Ficou bem mais agradável", celebra.

A estagiária de faturamento Letícia Rocha, 20, concorda com ela. "A gente procura um espacinho ao ar livre, que é gostoso para espairecer um pouco", avalia. "Essa chuvinha ajudou bastante. Está melhor para sair, com certeza. A gente estava só dentro de casa", revela. "A gente sempre procura fazer algo diferente. Ir para a cachoeira, andar de bicicleta. Dessa vez, decidimos por um programa mais tranquilo, para aproveitar esse tempo agradável", detalha a estudante.

Brisa fresca

Supervisora de enfermagem, Sirlene Chagas, 33, também aproveitou o tempo mais ameno e levou a família para o Parque da Cidade. "A gente quase não tem tempo para sair, devido à vida corrida e a responsabilidade com trabalho", explica ela, mãe de um menino de 3 anos. "Ele precisa sair um pouquinho para extravasar as energias e a gente decidiu sair um pouco", complementa.

Ela conta que percebeu a virada no tempo nesses últimos dias. "Essa chuva que caiu, deu uma ajudada, está muito melhor. Principalmente no finalzinho da tarde, que a gente sente a brisa de vento mais gelado e o calor vai embora", detalha.

Previsão do tempo

De acordo com o Inmet, uma frente fria que passa pelo litoral de São Paulo está canalizando umidade para a região central do Brasil e trazendo chuva para alguns pontos do Distrito Federal. Meteorologista do instituto, Olívio Bahia ressalta que, até às 19h de ontem, houve registro de chuvas em duas das cinco estações meteorológicas.

Em Águas Emendadas, choveu 2,8mm, enquanto que, em Brazlândia, o volume foi de 4,8mm. Segundo o meteorologista, hoje deve ser similar. "Será um dia quente com chance de pancadas de chuvas, principalmente a partir da tarde. Como está muito quente, onde chover, não descartamos chuva intensa", alerta.

Cuidados

Olívio Bahia ressalta que há a possibilidade de raios e rajadas de vento pelo DF. "Então, é preciso tomar cuidado, não se abrigando debaixo de árvores e/ou estruturas metálicas no momento da chuva", aponta. "Pode ser até que tenhamos granizo. A chance é pequena, muito pontual, mas não descartamos", complementa o especialista.

Mesmo com as chuvas subindo um pouco a umidade, o meteorologista destaca que ainda é preciso seguir com os cuidados. "Apesar de não estarmos no limiar para aviso, ainda são meses com baixa umidade, sem chuva adequada. Todos os cuidados devem ser mantidos, como se hidratar bastante e evitar o contato direto com o sol nos períodos mais quentes do dia", aconselha.

 

Minervino Júnior/CB/D.A.Press - Eduardo Sena levou a esposa para aproveitar o dia no Parque da Cidade
Minervino Júnior/CB/D.A.Press - Isabelle Braga afirma que prefere os dias com chuva, por conta da umidade