O Distrito Federal passou por mudanças climáticas na última semana. Na última sexta-feira, o calor intenso com máxima por volta dos 34°C deu uma trégua aos brasilienses com leves chuvas em algumas áreas da capital. Essa atenuação do clima quente permanece para a próxima semana, mas a secura também perdura por enquanto.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), até terça-feira (29/8) são previstas pancadas de chuva em áreas isoladas, com a incidência de trovoadas. Segundo o meteorologista Mamedes Luiz Melo, a queda de granizo também é possível na última semana de agosto. “Normalmente, elas devem ocorrer no período da tarde”, explica o profissional.
Apesar do alívio, o clima permanece seco no final de semana, seguindo a tendência dos últimos dias, com pico de umidade em 15%. Segundo Mamede, a umidade até domingo fica entre 90% e 25%. “Se há condição de chuva, a umidade permanece elevada. Podendo chegar aos 90% durante a manhã. E durante a tarde pode ficar entre 25% e 30%”, detalha.
* Estagiário sob supervisão de Hylda Cavalcanti
Saiba Mais
-
Cidades DF Clima ameno dá o tom da fala do relator na CPI dos Atos Antidemocráticos
-
Cidades DF Clima seco no DF deve continuar e umidade pode chegar a 20% nesta quinta
-
Cidades DF Comércio fatura com produtos que aliviem o clima seco
-
Cidades DF Clima: Distrito Federal segue com alerta amarelo de baixa umidade
-
Política Sâmia Bomfim sobre bate-boca em CPI do MST: "Não será o mesmo clima de ontem"
-
Cidades DF Clima: agosto começa com aumento de temperatura e queda de umidade no DF