Gama

Armado, adolescente tenta invadir unidade socioeducativa do Gama

Adolescente foragido pretendia partir para cima dos agentes da unidade. Ele foi apreendido e depredou carros

Um adolescente foragido do sistema socioeducativo tentou invadir a Unidade de Semiliberdade do Gama 2, nesta quinta-feira (24/8). Armado com uma pistola, o menor pretendia partir para cima dos servidores, segundo afirmou o Sindicato dos Servidores do Sistema Socioeducativo do DF (Sindsse).

Os agentes viram o momento em que o adolescente se aproximava da unidade e correram para fechar o portão. Apesar da tentativa frustrada, o menor começou a depredar os carros dos servidores. Em nota, o sindicato repudiou a ação. “Ressaltamos que os servidores do sistema socioeducativo trabalham sob constantes ameaças de morte por parte de criminosos ligados aos adolescentes internados das unidades do sistema socioeducativo”, pontuou o documento assinado pelo presidente da entidade, André Henrique Santos.

Segundo o Sindsse-DF, nos últimos doze meses, várias ocorrências policiais foram registradas por crimes cometidos contra os servidores nos arredores de unidades de internação, semiliberdade e meio aberto. O sindicato afirmou ainda que, recentemente, criminosos atearam fogo em dois carros de servidores na Unidade de Internação de Planaltina. No ano passado, ocorreram casos de invasões na Unidade de Internação do Recanto das Emas.

“O Sindicato convocará Assembleia Geral com indicativo de greve para a categoria reivindicar ações efetivas por parte da Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania, antes que uma tragédia maior aconteça com a vida de um dos nossos servidores”, finalizou a entidade. O menor foi apreendido.