Os brasilienses têm vivido dias quentes. Desde o último domingo (20/8), a capital já quebrou três vezes recordes de temperaturas neste ano. Nesta quarta-feira (23), os termômetros chegaram a marcar 33,9°C. E, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), esta quinta-feira (24) não será diferente. A previsão é de muito calor, com máxima de 34°C.
Meteorologista do Inmet, Olívio Bahia destaca que será mais um dia quente e de céu com poucas nuvens. “Sem muita mudança em relação ao dia anterior. A máxima pode chegar a 34°C, ficando um pouco mais ou um pouco menos a depender da localidade”, comenta o especialista. Sobre a possibilidade de uma nova quebra de recorde, o especialista afirma que “está no limiar para ocorrer de novo”.
Onda de calor
O DF está sob a influência de uma onda de calor. O Inmet emitiu um alerta para o risco à saúde devido às temperaturas, que podem ficar 5°C acima da média por período de dois até três dias. O aviso é válido até esta sexta-feira (25/8).
Saiba Mais
Além da elevação nas temperaturas, os brasilienses ainda devem ficar atentos a umidade baixa. Hoje, a mínima deve chegar a 15%. Para isso, o Inmet deve emitir um alerta laranja no decorrer do dia, devido aos índices variando entre 12% e 20%.
Nas primeiras horas da manhã, o DF registrou temperatura mínima de 12,6°C, em Águas Emendadas, e de 18°C no Plano Piloto. No período, a umidade relativa do ar chegou a 80%. “Esse período geralmente é seco, mas costuma ter entradas de ar frio, que dão uma aliviada. Mas tivemos poucas destas frentes frias neste ano”, destaca Olívio.
Possibilidade de chuvas
Segundo o meteorologista, há a previsão de uma mudança no tempo para o fim de semana. “Provavelmente uma chuva isolada entre domingo e segunda”, ressalta Olívio. As temperaturas podem cair um pouco e ficar entre 29°C e 31°C de máxima.