Na manhã desta quarta (23/8), os novos estudantes contratados do Programa Jovem Candango, do Governo do Distrito Federal, participaram, junto a suas famílias, de uma solenidade de recepção, no Palácio do Buriti, onde foram parabenizados por autoridades e receberam o material cadastral para iniciar as atividades. O secretário da Família e da Juventude do DF, Rodrigo Delmasso, destacou ao recepcioná-los que o principal objetivo do programa é "resgatar a dignidade e a capacidade dos jovens sonharem".
Ao todo, mais de 6 mil adolescentes se inscreveram para o programa, dos quais 1,8 mil foram contemplados posteriormente com oportunidades no mercado de trabalho do DF. Nesse primeiro momento, 300 jovens serão contratados; enquanto os demais serão chamados até abril de 2024, conforme explicou Delmasso ao CB.Poder —parceria entre Correio e TV Brasília —, no início deste mês.
- Programa Jovem Candango contratará 300 estudantes em 23 de agosto
- Idade máxima para participar do Jovem Candango é ampliada
A vice-governadora Celina Leão (PP), que representou o governador Ibaneis Rocha (MDB) no evento, parabenizou os estudantes e familiares, destacando a presença massiva de mães. “Nossa missão como governo é fazer esses jovens que entraram e que já estão no programa serem a mão de obra mais valorizada dentro do GDF”, ressaltou, sob aplausos.
Celina Leão disse que o desejo do Executivo local é ter um orçamento que dê conta da quantidade de inscritos. Ela também cobrou o compromisso dos jovens com a oportunidade que estão tendo e com os estudos. “Nunca parem de estudar. O futuro de vocês está na mão de vocês”, frisou. Também participaram da solenidade o deputado federal Fred Linhares (Republicanos-DF), o deputado distrital Rogério Morro da Cruz (sem partido) e o secretário de Governo do Distrito Federal José Humberto Pires.