Tempo

Tempo quente e seco marca o fim de semana no Distrito Federal

Nesta sexta-feira (18/8), a temperatura mínima ficou em 15°C e a máxima pode chegar aos 31°C. A umidade relativa do ar deve alcançar os 20% nos períodos mais quentes do dia

Os brasilienses podem se preparar para um fim de semana ensolarado e quente na capital federal. Nesta sexta-feira (18/8), a temperatura mínima ficou em 15°C e a máxima pode chegar aos 31°C, para o DF. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) prevê que as temperaturas subirão consideravelmente nos próximos dias, acompanhadas de baixos índices de umidade do ar.

A umidade relativa do ar também teve uma leve queda. A máxima para o índice ficou em 75% pela manhã, mas deve alcançar os 20% nos períodos mais quentes do dia. Os ventos continuam variando de fracos a moderados.

O meteorologista Olívio Bahia explica que, apesar da trégua que o DF teve no tempo quente e seco, é esperado que haja uma retomada desse cenário de deserto na próxima semana. “O calor aumenta gradativamente e, no final de semana, deve subir mais. Por isso, podemos esperar um início de semana bem quente nos próximos dias”, avisa.

E bota quente nisso! Para o sábado, os termômetros de Brasília devem marcar mínima de 17°C e máxima de 29°C. A umidade também sofre mais uma queda, ficando em 60% pela manhã, mas chegando aos 20% pela tarde.

No domingo não muda muita coisa. A temperatura mínima se mantém em 17°C, porém a máxima aumenta um pouco e fica em 30°C. A umidade relativa máxima também se mantém em 60%, e a mínima prevista é de 25%.

Cuidado

Nessas condições, preciso tomar alguns cuidados. Bahia chama atenção para as precauções contra problemas de saúde e risco de incêndio. Devido à sequência de baixos índices de umidade do ar, o DF deve ficar em alerta amarelo nos próximos dias.

Para evitar problemas, é recomendável seguir algumas dicas preparadas pela Defesa Civil do DF. A primeira delas é manter a hidratação, se possível, sempre levando consigo uma garrafinha para repor líquidos. Também é aconselhável umedecer periodicamente olhos e narinas com soro fisiológico e ficar de olho na umidade em casa.

Além disso, é essencial manter a limpeza adequada dos ambientes. Isso reduz crises alérgicas e evita o surgimento de ácaros e fungos. Por fim, é recomendável que as atividades sejam nas horas mais quentes do dia.

Estagiário sob supervisão de Adriana Bernardes.