O velório da editora de Opinião do Correio, Dad Squarisi, ocorrerá nesta sexta-feira (11/8), das 15h às 17h, na capela 5 do Cemitério Campo da Esperança da Asa Sul. A jornalista não resistiu às complicações de um câncer e morreu nesta quinta (10), aos 77 anos.
Referência na língua portuguesa e no jornalismo, Dad adotou o Brasil e Brasília como lar. Ela nasceu em Chekka, no Líbano, em 1946. Cursou letras na Universidade de Brasília (UnB) e atuou como professora no Instituto Rio Branco por mais de uma década antes de passar no concurso para consultora legislativa do Senado Federal.
- Artigo: "As dicas da Dad, eu guardarei para sempre"
- Pioneiros e amigos homenageiam a jornalista Dad Squarisi
Há mais de 30 anos no Correio, foi revisora da primeira página e editora de Opinião do jornal. Atuou ainda como comentarista da TV Brasília e concluiu especialização em linguística e mestrado em teoria da literatura.
Dad escreveu para todas as idades e todos os tipos de profissionais. A relação de livros publicados ultrapassa as dezenas. Ela é autora dos dois manuais de Redação do Correio. O primeiro Manual de Redação e Estilo, de 2005, virou item de colecionador. Conectada às mudanças impostas pela tecnologia, Dad lançou, seis anos mais tarde, em 2011, o Manual de Redação e Estilo para Mídias Convergentes, incluindo orientações de escrita para plataformas digitais.
Dad Squarisi deixa o filho, Marcelo, a nora, Katilen, e os netos, João Marcelo e Rafael.