LUTO

Mestre Zacca, do tai chi chuan, será sepultado nesta quinta-feira (10/8)

Edilberto Zacarias também era servidor da secretaria de saúde do DF e tinha um trabalho social destacado na Vila Planalto e no Lago Norte

Exemplo de bondade e alegria, o mestre de tai chi chuan Edilberto Zacarias morreu na noite da última terça-feira (8/8), aos 66 anos, após perder o controle do carro que dirigia e colidir com uma árvore na L4 Norte. Zacca, como era conhecido, era servidor da Secretaria de Saúde (SES-DF) e, muito querido entre a população, dava aulas de Práticas Interativas na unidade básica de saúde (UBS 1) do Lago Norte. O velório está marcado para esta quinta-feira (10/8), das 8h às 10h, com sepultamento às 10h30 no cemitério Campo da Esperança.

Figura importante para as comunidades da Vila Planalto, onde morava, e do Lago Norte, Zacca foi lembrado com carinho por alunos e amigos. Na manhã de ontem, consternados, seus colegas se reuniram para prestar homenagens e fazer orações. Um deles, o médico Marcos Trajano contou que conheceu Zacca em 2017. "Ele sempre foi muito vinculado à conservação da natureza, ao ambiente saudável. Praticava acupuntura e ofertava o tai chi chuan. Sempre promovendo a saúde", comentou.

Solidariedade

Além de mestre, Zacca atuava como analista de gestão de políticas públicas e fazia acupuntura. Ele sempre esteve muito ligado às ações voltadas para famílias de pessoas doentes e formas de ajudá-las. Tinha, inclusive, o hábito de levar fraldas para os pacientes que precisavam. 

Nascido em Minas Gerais,  o mestre em tai chi chegou à capital federal muito pequeno com o pai, que veio trabalhar na construção de Brasília. Era torcedor do Atlético Mineiro e tinha como lema "Vencer o movimento através da quietude, vencer a dureza através da suavidade, vencer o rápido através do lento".

Ele deixa a esposa, filhos e quatro netos. Em nota, a Secretaria de Saúde lamentou o falecimento e se solidarizou com os familiares. "Zacca deixou um legado: só irradiou amor, carinho e simpatia por onde passou", recordaram alunos, colegas, amigos e parentes.

 

Saiba Mais