Patrimônio cultural

Iphan abre edital para projetos educativos sobre patrimônio cultural

Profissionais da área cultural podem apresentar projetos gráficos voltados para a educação de crianças e adolescentes sobre o patrimônio cultural do Brasil

Junto ao lançamento do edital voltado a projetos de Educação patrimonial, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) realiza na próxima quinta-feira (10/8) um evento de lançamento do edital que destina R$ 2 milhões para projetos educativos que contribuam para o reconhecimento, a valorização e a preservação do Patrimônio Cultural brasileiro. O lançamento será feito às 10h na Escola Parque 308 Sul, na Asa Sul.

O evento vai guiar os alunos do 4º e 5º ano da Escola Parque pela superquadra 308 sul, área projetada pelo urbanista Lúcio Costa e reconhecida como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Unesco. Na caminhada, os alunos e convidados conhecerão a história e o significado por trás de elementos distintivos do plano-piloto. A programação também inclui teatro de bonecos no auditório da escola, além de uma solenidade com a presença do presidente do Iphan, Leandro Grass.

Educação patrimonial

Na última segunda-feira (7/8), o Iphan abriu o edital para profissionais da área de produção cultural e gráfica. Projetos relativos à produção de material gráfico conduzirão o quarto volume da Coleção Patrimônio para Jovens — Arqueologia no DF, material didático voltado a informar crianças e adolescentes a respeito da conservação patrimonial.

Para participar, a Organização da Sociedade Civil (OSC) interessada deve estar habilitada no TransfereGOV e estar de acordo com as disposições previstas no edital e em seus anexos. As propostas serão apresentadas pelas OSCs por intermédio da plataforma eletrônica do TransfereGOV, a partir do cadastro e envio para análise, até as 18h de 6 de setembro deste ano.

Em seu quarto volume, a Coleção Patrimônio para Jovens — Arqueologia no DF é voltada para jovens no 4º e 5º ano do Ensino Fundamental da rede pública de escolas.

 

*Estagiário sob supervisão de Nahima Maciel

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