O Distrito Federal atingiu um novo recorde de umidade relativa do ar, neste sábado (5/8), com mínima de 15%, no Gama. A porcentagem foi registrada por volta das 16h pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Antes, a menor umidade foi de 16%, nessa quinta-feira (3/8), no Plano Piloto.
- Tempo: umidade do ar pode chegar a 15% e DF segue em alerta laranja neste sábado
- Brazlândia registra mínima de 18,8ºC, calor acima da média para o DF
- Umidade do ar chega a 17% no Distrito Federal nesta sexta
Com temperatura máxima de 31ºC no DF, o pico da baixa umidade ocorreu das 14h às 17h deste sábado. Segundo a meteorologista do Inmet Andrea Ramos, as temperaturas devem aumentar nas próximas semanas e a umidade baixar, com novos recordes em vista.
"Vamos estar com essa atuação de um anticiclone, que é caracterizado por esse bloqueio atmosférico, que ocorre desde julho. Esse fenômeno vai proporcionar a massa de ar seco e oferecer temperaturas elevadas com baixas umidades", explica a especialista.
Pensando nos cuidados com a saúde da população, o Inmet mantém o alerta laranja para o DF até as 18h30 deste sábado. O aviso é publicado quando a umidade varia entre 20% e 12%, com riscos à saúde, como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz, e perigo de incêndios florestais.
Segundo Andrea, a temperatura mínima deste sábado atingiu 18ºC por volta das 5h em Águas Emendadas, região de Planaltina, sinal de que o calor começa desde cedo no DF. "A massa de ar seco proporciona aumento da temperatura, diminui a umidade e aumenta a sensação térmica", completa.
Devido à baixa umidade, a Defesa Civil do Distrito Federal (DCDF) deixa alguns cuidados com o corpo. Confira.
- Manter uma boa hidratação (água, sucos naturais, água de coco, etc);
- Portar, sempre que possível, uma garrafa para reposição de líquidos;
- Umedecer periodicamente as narinas e os olhos com soro fisiológico;
- Utilizar hidratantes labiais e cremes corporais para evitar ressecamento;
- Utilizar umidificador, baldes ou bacias com água ou panos molhados para elevar a umidade do ar em casa;
- Manter a adequada limpeza dos ambientes, evitando acúmulo de pó e favorecimento de ácaros e fungos, a fim de reduzir crises alérgicas;
- Dar atenção especial às crianças e idosos, monitorando principalmente a questão de hidratação e doenças respiratórias;
- Reduzir ou suspender, se possível, as atividades físicas nos períodos mais quentes do dia.
- Dar preferência a refeições leves.
- Usar roupas leves, chapéu ou boné.