O mês de agosto chegou com tudo, e com ele veio a seca que castiga os brasilienses. Com altas temperaturas e umidade do ar bem longe do que é considerado ideal pela Organização Mundial de Saúde (OMS), é necessário uma atenção redobrada nesse período.
Segundo a meteorologista Jeane Lima, o clima seco e a umidade poderá chegar a 15%, sendo a marca do sábado (5/8) na capital federal. “A previsão é de clima firme, poucas nuvens e com um solzão. O alerta laranja dos últimos dias segue valendo, e a tendência é que não mude entre hoje e domingo (6/8), podendo se estender durante a semana que vem. A máxima para hoje será de 31°C e a mínima foi de 13°C”, pontuou.
“As pessoas que gostam de aproveitar esse tipo de clima, o ideal é que evitem o horário de pico, e se hidrate bastante, além do protetor solar que não pode faltar”, reforçou a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Orientações importantes
O clima seco e quente requer alguns cuidados. A reportagem do Correio lista algumas recomendações para aproveitar o final de semana com segurança.
» Lave as mãos com frequência e evite colocá-las na boca e no nariz;
» Procure manter o corpo sempre bem hidratado. Beba bastante água. Na hora do lanche ou da sobremesa, dê preferência a frutas ricas em líquido;
» Aplique soro fisiológico no nariz e nos olhos;
» Evite a prática de exercícios físicos ao ar livre entre 10h e 17h;
» Use produtos para hidratar a pele do rosto e do corpo;
» Coloque chapéu e óculos escuros para proteger-se do sol;
» Coloque toalhas molhadas, recipientes com água ou vaporizadores nos quartos;
» Mantenha a casa limpa e arejada;
» Procure não usar vassouras, que levantam o pó por onde passam. Dê preferência a aspiradores ou panos úmidos;
Fonte: Defesa Civil