O Governo do Distrito Federal iniciou, na manhã dessa quinta-feira (3/8), a derrubada de 1.628 pinheiros dos estacionamentos 4 e 5 do Parque da Cidade. De acordo com a Novacap, até o momento, 78 árvores foram retiradas do local. A ação inicia o processo de retomada do projeto original do Parque da Cidade, elaborado pelo paisagista Roberto Burle Marx.
Segundo a autarquia, o motivo das derrubadas é porque os pinheiros possuem vida útil e já estão no momento de retirada. As árvores duram em média 25 anos, e muitas já completaram 40 anos. Por isso, a supressão é necessária, até mesmo para preservar a segurança da população.
Após a conclusão desta etapa e o início do período chuvoso, os técnicos da Novacap farão o plantio de mudas nativas e não nativas do Cerrado. Espécies como sibipiruna, apuí, abricó-de-macaco, unha-de-vaca e juá estão previstas para plantio, conforme o projeto original de Burle Marx.
A decisão foi tomada pelo grupo de trabalho composto pelas secretarias de Esporte e Lazer do DF (SEL) e de Cultura e Economia Criativa (Secec), além da Novacap, responsável pela supressão das árvores e futuro plantio, e do Instituto Brasília Ambiental, que elaborou o plano de manejo.