Prisão

Prefeito de Formosa é preso por porte ilegal de arma em aeroporto

Prefeito foi preso preso por porte ilegal de arma de fogo pela Polícia Federal e alegou que portava a arma porque recebia ameaças

A Polícia Federal prendeu o prefeito de Formosa (GO), Gustavo Marques de Oliveira (Podemos-GO), 36 anos, na noite de terça-feira (1º/8), no Aeroporto de Fortaleza. O prefeito tentava embarcar com uma pistola calibre 9mm com 15 munições intactas.

De acordo com a PF, o flagrante ocorreu já na área de embarque do aeroporto, quando tentava despachar a arma durante embarque para Goiás em um voo particular. Depois de encaminhado para uma unidade da PF dentro do aeroporto, Gustavo relatou que andava armado porque recebeu ameaças de morte, ainda durante o período da pandemia.

Sobre a pistola, alegou que, como tinha porte para outra arma, uma pistola calibre .380, acreditou que poderia andar com a pistola calibre 9mm. Como não tinha autorização legal, o prefeito foi indiciado pela PF pelo crime de porte ilegal de arma de fogo. A pistola e o carregador foram apreendidos.  

A pena para este tipo de crime é de seis anos de reclusão. O prefeito está preso e encontra-se à disposição da Justiça, e as investigações irão continuar para identificar outros envolvidos no crime. O caso foi enviado pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região para a 3ª Câmara Criminal, do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), que decidirá se o prefeito deverá ou não seguir preso.

A reportagem tentou contato com a Prefeitura de Formosa, município que integra a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride), mas não obteve resposta. O Correio tenta contato com a defesa do prefeito.

Divulgação/PF -
Divulgação/PF -
Divulgação/PF -

Saiba Mais