Um grupo de moradores da Ponte Alta Norte do Gama faz protestos, na manhã desta terça-feira (1º/8), contra uma operação da Secretaria de Estado de Proteção da Ordem Urbanística do Distrito Federal (DF Legal) para impedir parcelamentos irregulares de lotes na região. Segundo a pasta, há algumas regiões de condomínios em área inicial de obras, mas sem pessoas morando nas casas.
- DF Legal realiza remoção de loteamento irregular em Vicente Pires
- Operação contra grilagem de terras prende 11 pessoas em Sobradinho
- Homem considerado maior grileiro do Park Way, faturando R$ 30 mi, é preso
Por volta das 11h30, a operação ainda não havia começado devido à manifestação dos moradores, que bloquearam a Avenida Buritis com pneus queimados. Eles seguravam faixas com as frases "Ponte Alta não é invasão" e pedindo para que o governador do DF, Ibaneis Rocha, cumpra a promessa de não derrubar obras na Ponte Alta. "Derrubada não, direito à habitação. Vai ter resistência", gritam os manifestantes.
Confira a seguir um vídeo da manifestações dos moradores.
A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) foi acionada para garantir a realização da operação. Até as 14h, os agentes de fiscalização da DF Legal aguardavam a liberação da via para iniciar a descaracterização do local, que está sem barracos, apenas com demarcação das casas. A via foi desocupada em seguida pelo Batalhão de Policiamento de Choque da Polícia Militar do DF (BPChoque), que segue dando apoio na área à pasta distrital.
Por volta das 12h46, a PMDF informou que o Batalhão de Choque atuou para desobstrução da via a fim de que a DF Legal possa realizar operação de combate ao parcelamento irregular do solo. "Por se tratar de irregularidade ainda em fase inicial, a ação busca desconstituir arruamentos, muros, cercas, obras recém começadas e ligações clandestinas de luz", diz a corporação.