Um tenente da Polícia Militar de Alagoas (PMAL), de 39 anos, ficou em estado gravíssimo após se afogar, nessa quarta-feira (30/8), durante curso de instrução em cinotecnia, administrado pela Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF).
- Curso de formação de praças da PMDF é alvo de denúncias de aglomeração, perseguição e agressões
- Curso da PM-DF distorce conceito de ética para “justificar” tortura, diz site
- Policial de folga salva vítimas de acidente no DF com técnica pré-hospitalar
O Correio confirmou que o tenente estava dentro de manilhas usadas para exercício aquático dentro Academia do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), corporação que deu instrução durante o curso. O percurso conta com um túnel com manilhas, com trechos encharcados com água, mas não teria conseguido sair da parte alagada antes de perder a respiração.
No percurso dentro das estruturas circulares de concreto, semelhantes às usadas para fazer tubulação de esgoto, o tenente precisava percorrer se arrastando. De acordo com informações obtidas pela reportagem, nesse procedimento, os alunos se deslocam com uma camisa molhada no rosto — técnica usada para aumentar a resistência do corpo, mas que pode levar ao afogamento.
Quando o curso de formação é voltado para bombeiros, não se usa camisa no rosto, mas o aluno precisa mergulhar a uma profundidade de 2 a 3 metros para resgatar uma vítima, em um exercício simulado. Entretanto, a camisa na face é usada em provas da Polícia Militar e do Exército Brasileiro.
Socorro após afogamento
Após a afogamento, o tenente foi levado a um hospital em estado crítico. Ele estava em parada cardíaca durante o socorro dos bombeiros.
O tenente era experiente e fez o curso da tropa de choque da Polícia Militar de Alagoas. Inicialmente, colegas e instrutores teriam achado que se tratava de uma simulação por parte do militar, o que teria levado a demora no atendimento, mesmo por parte dos bombeiros, o que teria agravado a situação.
O que dizem as corporações
Em nota conjunta, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar do DF confirmam que o afogamento ocorreu, na noite dessa quinta-feira (30/8), durante instrução realizada no Centro de Treinamento Operacional do Corpo de Bombeiros.
No texto, diz que um dos alunos do 18º Curso Operacional de Cinotecnia passou mal e foi imediatamente socorrido pela equipe de apoio do local.
O comunicado traz também que o aluno se encontra em atendimento hospitalar e em realização de exames para avaliação de seu quadro. "Mais informações serão repassadas, assim que os resultados dos exames forem apresentados", diz um trecho.
Para o CBMDF e PMDF, as situações a que os alunos do curso de Cinotecnia são expostos buscam alcançar todas as circunstâncias de atuação que o policial militar pode vir a ter que enfrentar.
A reportagem também entrou em contato com a Polícia Militar de Alagoas para se posicionar sobre o ocorrido. O espaço segue aberto para manifestações.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br