Arcabouço Fiscal

Manutenção do Fundo Constitucional do Distrito Federal é celebrada

Um dia depois da Câmara Legislativa aprovar a concessão do título de Cidadão Honorário ao senador Omar Aziz, o Grupo de Líderes Empresariais (Lide) homenageou o parlamentar. Luta do Correio também foi destaque

Políticos do DF compareceram ao encontro com empresários para comemorar vitória na luta pelo Fundo Constitucional -  (crédito: Fotos: Carlos Vieira/CB/D.A Press)
Políticos do DF compareceram ao encontro com empresários para comemorar vitória na luta pelo Fundo Constitucional - (crédito: Fotos: Carlos Vieira/CB/D.A Press)
Mila Ferreira
postado em 31/08/2023 06:00

Após o fim da tramitação do arcabouço fiscal no Congresso Nacional, que manteve as atuais regras do Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF), a classe empresarial brasiliense se uniu para homenagear o senador Omar Aziz (PSD-AM), relator do projeto no Senado e responsável por retirar o FCDF do teto de gastos. Após a Câmara dos Deputados ter aprovado relatório inicial do deputado Cláudio Cajado (PP-BA), que impactaria em drásticas perdas para a capital do país, o plenário do Senado aprovou o relatório de Aziz por 57 votos a favor e 17 contra. O Grupo de Líderes Empresariais de Brasília (Lide), presidido pelo ex-governador e presidente regional do Partido Social Democrático (PSD), Paulo Octavio, promoveu, na tarde de ontem, um almoço-debate para homenageá-lo. O evento contou ainda com uma palestra de Aziz com a temática "O Congresso e a agenda econômica: governabilidade e crescimento econômico".

"Aquilo que eu não quero para o meu estado, não quero para os outros entes federativos. Eu não tenho direito de querer tirar dinheiro de estado nenhum, especialmente do Distrito Federal que é a nossa casa diariamente", declarou Aziz ao explicar o motivo de ter retirado o FCDF da lista de recursos federais que sofreriam cortes no âmbito do arcabouço. "O nosso objetivo como políticos e o objetivo dos empresários que estão aqui é gerar emprego, renda e igualdade social", acrescentou o parlamentar.

"Conseguimos reverter no Senado uma questão que estava perdida, graças ao relatório do senador Omar Aziz. O FCDF foi mantido da forma como foi criado em 2002 e isso é fundamental para o futuro da cidade", destacou Paulo Octavio, anfitrião do debate e um dos parlamentares responsáveis pela criação do fundo, em 2002.

A governadora em exercício, Celina Leão (PP), elogiou Aziz e comemorou os desdobramentos da manutenção do FCDF. "Omar Aziz é uma referência hoje não só para o Amazonas, mas para o Brasil e para o Distrito Federal. O gesto dele como relator de retirar o Fundo Constitucional (do arcabouço) foi o primeiro passo dado para essa vitória importantíssima para a classe econômica e para a manutenção de todos os serviços públicos do DF. É uma homenagem justíssima", celebrou Celina. "É um momento de agradecimento. Pelo prestígio que é dado a Omar Aziz dentro do Senado que foi rapidamente criado um acordo (para salvar o fundo)", completou.

O evento do Lide teve a presença de políticos locais. Além da governadora em exercício, Celina Leão, os senadores Damares Alves (Republicanos), Izalci (PSDB) e Leila Barros (PDT) compareceram ao evento. Marcaram presença, ainda, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF), Roberval Belinati; os secretários Agaciel Maia, Gisele Ferreira e José Humberto Rezende; o deputado federal Alberto Fraga (PL); os deputados distritais Chico Vigilante (PT), Jorge Viana (PSD), entre outros. O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, também esteve presente.

A classe empresarial foi representada por presidentes de entidades como o da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), Jamal Bittar; o presidente do Sindicato do Comércio Varejista do DF (Sindivarejista), Sebastião Abritta; o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon), Adalberto Valadão, entre outros.

"Omar Aziz foi decisivo para a gente garantir a vitória no arcabouço, porque ele teve a sensibilidade de nos ouvir. Ele teve tempo de ler os números pela bancada apresentados, ele teve tempo de ouvir as nossas necessidades de fato", destacou a senadora Damares Alves.

Agenda econômica

Omar Aziz palestrou aos presentes sobre a agenda econômica no Congresso Nacional, governabilidade e crescimento econômico. O tema agradou aos empresários presentes. "A pauta econômica que está no Senado, hoje, representa como vai andar o Brasil nos próximos anos e a sociedade precisa conhecer. O Lide está sempre conversando com as autoridades para entender e dar um caminho. Nossa posição é a do desenvolvimento econômico, com responsabilidade, investimentos sociais, gerando empregos e fazendo com que o Brasil cresça", afirmou o presidente do grupo, Paulo Octávio.

Em sua fala, Aziz trouxe um dado alarmante. Segundo o senador, o percentual de pessoas passando fome ou em situação de insegurança alimentar no Brasil e na Etiópia são similares. "Não dá para comparar a economia e as riquezas naturais da Etiópia com o Brasil. Não dá para comparar o PIB brasileiro com o da Etiópia. Não dá para comparar o agro brasileiro com o agro da Etiópia. Nós que somos eleitos pelo povo que temos que resolver esse problema", refletiu o parlamentar.

Correio em destaque

O trabalho realizado pela imprensa na cobertura da tramitação do Fundo Constitucional do DF foi elogiada no evento. O Correio Braziliense foi citado pela governadora em exercício, Celina Leão, e por Paulo Octávio. "Não posso deixar de registrar o trabalho que foi feito pela imprensa, pelo jornal Correio Braziliense e por todos os veículos de comunicação que amplamente divulgaram suas páginas por vários dias para discutir sobre o fundo constitucional", pontuou Celina Leão.

"Agradecer o apoio incansável do Correio Braziliense na luta que tivemos para o fortalecimento do fundo e a mudança das cláusulas aprovadas na Câmara", disse Paulo Octávio ao falar para o público presente no evento, citando nominalmente e agradecendo o assessor de Relações Institucionais do Correio, Miguel Jabour, também presente.

Gratidão

A Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou, na última terça-feira, o projeto de decreto legislativo nº 34/2023, que concede o título de Cidadão Honorário de Brasília ao senador Omar Aziz. A homenagem foi proposta pelos deputados Robério Negreiros e Jorge Vianna (ambos do PSD). Dos 16 deputados presentes na votação, 12 votaram a favor da concessão do título ao parlamentar do Amazonas e quatro contra. Os votos contrários foram dos deputados Iolando (MDB), Paula Belmonte (Cidadania), Roosevelt Vilela (PL) e Thiago Manzoni (PL).

"Essa cidade te gosta muito e agradece muito o que você fez por Brasília", disse Chico Vigilante a Omar Aziz, no evento de ontem. "É preciso ser nobre em todos os atos. É preciso separar ideologia política de gestos pela cidade. O gesto que Omar Aziz fez é impagável", disse Celina Leão, referindo-se ao título concedido ao senador.

 

  • Paulo Octavio foi anfitrião do almoço que homenageou Omar Aziz
    Paulo Octavio foi anfitrião do almoço que homenageou Omar Aziz Foto: Carlos Vieira/CB/D.A Press
  • O Correio esteve representado pelo assessor de Relações Institucionais, Miguel Jabour
    O Correio esteve representado pelo assessor de Relações Institucionais, Miguel Jabour Foto: Carlos Vieira/CB/D.A Press
  • Cobertura Fundo Constitucional foi encabeçada pelo Correio Braziliense, que junto com seus parlamentares lutou mais uma vez pelo DF
    Cobertura Fundo Constitucional foi encabeçada pelo Correio Braziliense, que junto com seus parlamentares lutou mais uma vez pelo DF Foto: Correio Braziliense
  • Após meses de luta, Fundo Constitucional, enfim, foi mantido nas atuais regras e Distrito Federal respirou aliviado.
    Após meses de luta, Fundo Constitucional, enfim, foi mantido nas atuais regras e Distrito Federal respirou aliviado. Foto: Correio Braziliense
  • Volta do Fundo Constitucional à Câmara dos Deputados foi tensa, mas com trabalho conjunto o DF conseguiu vencer a barreira do medo
    Volta do Fundo Constitucional à Câmara dos Deputados foi tensa, mas com trabalho conjunto o DF conseguiu vencer a barreira do medo Foto: Fotos: Correio Braziliense
  • Confira a cobertura do Correio em capas
    Confira a cobertura do Correio em capas Foto: CB
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação