A Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana (CTMU) da Câmara Legislativa (CLDF) deu parecer favorável a um projeto de lei que cria a tarifa zero para estudantes, durante reunião ordinária, na manhã desta quarta-feira (30/8).
O projeto, de autoria do deputado Ricardo Vale (PT), modifica a lei anterior que trata sobre o cartão estudantil, que dá gratuidade aos estudantes apenas no trajeto entre casa e escola, utilizando metrô e ônibus. No projeto proposto pelo petista, a tarifa zero para os estudantes seria expandida, podendo ser usada em todo o sistema de transporte público, ampliando o serviço para o deslocamento para atividades culturais, esportivas, entre outras.
Membro titular da CTMU, o deputado Gabriel Magno (PT) observou que, com o projeto avançando na Casa, o estudante poderá conhecer mais sobre a capital federal. “A tarifa zero permite aos estudantes desbravar e desfrutar da cidade, o que é essencial tanto para uma formação cidadã, como para a consecução do direito à cultura e ao lazer”, explicou.
Todos os membros da comissão votaram favoráveis ao projeto, que agora avança para outras comissões, sendo necessário a análise de Assuntos Sociais (CAS), de Constituição e Justiça (CCJ) e de Economia, Orçamento e Finanças (CEOF).
Os distritais acreditam que a aprovação do projeto seja o primeiro passo para uma nova discussão, como a ampliação da tarifa zero para toda mobilidade urbana do Distrito Federal.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br