Previsão do tempo

Chuva: no DF agosto registra volume acima da média mensal em apenas 2h

Segundo o Inmet, todas as estações meteorológicas ficaram acima da média esperada para agosto, que é de 16,3 mm. Para esta quarta-feira (30/8), a previsão é de mais chuvas

 20/04/2023. Crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press. Brasil.  Brasilia - DF. Caderno Aniversário de Brasília. Movimenmtação de pessoas na Plataforma da Rodoviária. Chuva em Brasília. -  (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
20/04/2023. Crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. Caderno Aniversário de Brasília. Movimenmtação de pessoas na Plataforma da Rodoviária. Chuva em Brasília. - (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
Júlia Eleutério
postado em 30/08/2023 09:54

Os brasilienses têm encarado dias chuvosos no Distrito Federal, nesta última semana de agosto. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as estações meteorológicas registraram um volume de chuvas acima da média esperada para o mês, que é de 16,3 mm. Em Brazlândia, no intervalo de 2h na tarde desta terça-feira (29/8), choveu 20,6 mm. Para esta quarta-feira (30/8), a previsão é de céu nublado e chuvas com chance de rajadas de vento e trovoadas.

De acordo com o Inmet, nas últimas 24h - entre às 8h de terça-feira (29/8) e às 8h de quarta-feira (30/8) - a estação meteorológica de Brazlândia registrou 46,8 mm de chuva. No Paranoá, o volume também ficou acima da média em um curto prazo de tempo. A estação local marcou 36,6 mm.

Meteorologista do Inmet, Kleber Souza destaca ainda que a estação de Brazlândia foi a que registrou maior volume de chuvas neste mês, com 71,8 mm. Enquanto no Plano Piloto, o registro foi de 21 mm de chuvas, também maior que a média climatológica que é de 16,3 mm.

O especialista ressalta que a média foi superada em todas as estações do DF. “Devem ocorrer chuvas até sábado (2/8), mas acredito que a partir de amanhã deve reduzir o volume e aumentar as temperaturas máximas”, avalia Kleber.

Para esta quarta-feira (30/8), o dia começou com céu nublado, após uma madrugada chuvosa. No decorrer do período, pode ocorrer mais chuvas. “De tarde, devido ao aquecimento, pode ter chuvas com rajadas de vento e trovoadas”, ressalta Kleber. A temperatura máxima no DF pode chegar a 26°C, enquanto a mínima registrada pela manhã foi de 18°C. A umidade relativa do ar deve variar entre 55% e 95%.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores através do e-mail: sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação