Vacinas

Campanha de Multivacinação começa neste sábado no Zoológico

Dia D chega ao Distrito Federal, com o objetivo de ampliar as coberturas vacinais. Evento ocorrerá no sábado (26/8), no Zoológico, das 10h às 17h. A entrada é gratuita para quem levar o cartão de vacina.

 27/02/2023 Credito: Ed Alves/CB/DA.Press. Cidades. Brasilienses começam a receber vacina bivalente contra covid-19. Posto da 114/115 Norte.  -  (crédito:  Ed Alves/CB/DA.Press)
27/02/2023 Credito: Ed Alves/CB/DA.Press. Cidades. Brasilienses começam a receber vacina bivalente contra covid-19. Posto da 114/115 Norte. - (crédito: Ed Alves/CB/DA.Press)
Anna Beatriz Santos
postado em 25/08/2023 14:59 / atualizado em 25/08/2023 14:59

O Zoológico de Brasília será palco do lançamento da Campanha Nacional de Multivacinação para crianças e adolescentes de até 14 anos. O Dia D chega ao Distrito Federal com o objetivo de ampliar as coberturas vacinais, evitando a reintrodução de doenças já eliminadas no Brasil.

A ação envolve imunizantes contra doenças como hepatite, meningite, pólio, pneumonia, febre amarela, varicela, HPV, difteria, tétano, covid-19 e gripe, entre outras. Para isso, serão mais de 90 salas com funcionamento no dia do lançamento e mais de cem na semana seguinte.

O Carro da Vacina também será utilizado ao longo da iniciativa. Estão previstas ações em escolas e em locais de grande fluxo de pessoas como shoppings, mercados e parques. Apesar do foco no público infantil, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) disponibilizará, durante a campanha, atendimento a todas as faixas etárias, incluindo adolescentes a partir dos 15 anos, adultos e idosos.

Até o fim da campanha, em 9 de setembro, a Secretária de Saúde do Distrito Federal pretende aplicar mais de 400 mil doses de imunizantes no período. “Nossa meta é vacinar todas as crianças e adolescentes do DF, conforme as vacinas estabelecidas para cada faixa etária. Não podemos permitir que doenças imunopreveníveis possam ser uma ameaça à saúde das nossas famílias”, afirma a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio.

 
Baixa cobertura

Em um cenário que repete a realidade nacional, as coberturas vacinais no DF estão abaixo das indicadas pelas autoridades de saúde pública, tendo sido registradas repetidas quedas a partir de 2017. Em 2018, o país perdeu o certificado de eliminação do sarampo.

Na capital federal, com exceção da BCG (contra a tuberculose), todas as vacinas do calendário infantil estão abaixo da meta de 95% de cobertura para crianças de até 1 ano. Estima-se que a população do DF tenha, atualmente, 38 mil crianças de até 1 ano, segundo projeção do Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF).

A gerente da Rede de Frio Central da SES-DF, Tereza Luiza Pereira, lembra da importância de seguir o calendário de vacinação, que prevê aplicações ao nascer e, posteriormente, aos 2, 3, 4, 5, 6, 9, 12 e 15 meses, com retorno posterior aos 4 anos. “É necessário estar com o esquema vacinal completo. Acontece de as famílias levarem a criança para as primeiras doses, mas não concluírem o calendário”, explica. No caso da pólio, por exemplo, são cinco doses previstas, dos dois meses aos 4 anos.


Dia D no Zoológico

Quem estiver com o cartão de vacina, inclusive adultos e idosos, poderá entrar gratuitamente no lançamento. A solenidade para o lançamento oficial da campanha de vacinação iniciará às 10h, com a presença de autoridades do Ministério da Saúde e da SES-DF. Pela manhã, o Zé Gotinha estará presente para incentivar as crianças e os adolescentes na hora de se imunizar. Ao seu lado, personagens de super-heróis e animais do Zoo animam o dia. A iniciativa faz parte do Movimento Nacional pela Vacinação, lançado em fevereiro deste ano pelo governo federal.


Com informações da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF)

 

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação