As vendas on-line ganharam uma nova ferramenta. A modalidade live shop agora conta com uma plataforma, onde o cliente faz a compra pela internet com a experiência humanizada de ter o vendedor mostrando o produto e interagindo com o consumidor em tempo real.
- Brasilienses criam plataforma de compra e venda ao vivo e lançam evento
- Live shop: aplicativo criado em Brasília é pioneiro no país
O aplicativo Dubba Live Shop reúne uma interface de compra e venda onde é possível realizar uma live — transmissão ao vivo por vídeo — e vender em um clique, com a possibilidade de pagar sem sair da tela na qual ocorre a transmissão. Em 9 de setembro, acontecerá o Brasil Shop Day, um evento on-line por meio do aplicativo Dubba Live Shop e que vai durar 24 horas.
A live será transmitida dos estúdios da TV Brasília e apresentada pela sócia da Dubba e especialista em live shop, Evelyn B Marques. "É uma live que vai promover as diversas lives, que vão ocorrer dentro do aplicativo. A expectativa é trazer centenas de lojas fazendo lives simultaneamente. São 24 horas on live. É o primeiro evento estilo live shop do Brasil", explicou o organizador do evento e diretor de Comunicação da Dubba, A G Maciel.
Desenvolvido em Brasília, o aplicativo Dubba fechou parceria com o Correio. "Uma vez que a tecnologia é brasiliense, achamos por bem buscar um parceiro que tivesse essa característica. Como o Correio foi criado desde o primeiro dia de Brasília, trouxemos a proposta de parceria. Quisemos fazer esse movimento unificado", ressaltou o diretor de comunicação da plataforma, A G Maciel.
Lojistas já utilizam as redes sociais para fazer lives e vender on-line e a estratégia tem funcionado. A possibilidade de uma nova plataforma onde a transmissão ao vivo e as vendas podem ser realizadas em uma mesma interface tem animado os empresários. "Live shop é uma ferramenta estratégica. Faço quando quero liquidar peças na loja. Além das vendas, eu solto cupons de desconto somente para pessoas que estejam na live. Isso faz com que as pessoas assistam, permaneçam conectadas e é bom para se aproximar dos clientes. Ter uma plataforma só para isso será um grande facilitador nas vendas", declarou Geovanna Mara, proprietária da loja de roupas Closet Mara.
Venda finalizada
Jeysel Martins, diretor de inovação da Dubba, explica que a plataforma vem para facilitar a experiência tanto de quem vende como de quem compra. "O objetivo é fornecer mecanismos facilitados de compra rápida. Hoje, quem faz live no Brasil, faz em ferramentas adaptadas que não patrocinam uma experiência agradável aos usuários. É muita dificuldade no momento de finalização de compra. Nosso objetivo foi fazer com que, dentro da própria live, o comprador, por meio de um clique apenas e sem sair da live, consiga finalizar a compra", afirmou.
Supervisora de Marketing da Lord Perfumaria, Daniela Domingues contou que a loja começou a fazer live shop na pandemia e depois seguiu com a estratégia ao perceber que havia funcionado. "O intuito era mais institucional e de divulgação do e-commerce e vendas por WhatsApp, que eram naquele momento as ferramentas que tínhamos para manter o mínimo de vendas. Depois do retorno das lojas, percebemos que fazer as lives nos dava relevância diante do nosso público, então, virou uma parte de nossas campanhas, em toda campanha fazemos uma live shop com preços incríveis", contou.
"Acreditamos que as lives nos dão relevância, pois o nosso grande diferencial de mercado é o atendimento especializado e conhecimento de produtos. Hoje, contamos apenas com nosso felling e nossa capacidade de improvisar, mas uma plataforma que possa integrar as ferramentas de vendas e possibilitar que os clientes façam compras on-line no momento da live, contando com o principal ponto para uma venda, que é o impulso, será ótimo", acrescentou.
Cliente ouvida pelo Correio, Natália Pinheiro comprou três vezes na modalidade de live shop. "É uma boa experiência para fazer parte em lojas que já conheço. É uma forma de comprar mais barato e com mais facilidade nas lojas que gosto", elogiou. "O modelo e-commerce está batido. Esse modelo de live shop dá uma humanização, a pessoa volta a ver o vendedor, que rompe barreiras geográficas. O consumidor consegue interagir por chat, onde todos podem enviar mensagens. O vendedor atinge lugares que ele não atingiria sem a tecnologia e o comprador, no conforto da sua casa, pode fazer compras e interagir com o vendedor", esclareceu o diretor de inovação da Dubba, Jeysel Martins.
De acordo com o diretor de tecnologia da Dubba, Gabriel Silva, uma semana após o lançamento do aplicativo, mil pessoas já tinham baixado. "Oferecemos um treinamento e preparação para os vendedores. Alguns já estão se preparando. O principal desafio foi conseguir mostrar a live e ao mesmo tempo fazer o check out da compra de uma forma confortável e intuitiva. A outra questão técnica foi a parte de live. Um dos principais empecilhos é a empresa implementar um live shop junto com check out em tempo real. Estamos desde 2019 idealizando o Dubba. Levamos seis meses para executar", destacou.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores através do e-mail: sredat.df@dabr.com.br