VIOLÊNCIA

PMDF lança unidade itinerante do Provid na região de Arniqueira

Trata-se de mais um suporte para o acolhimento às vítimas de violência doméstica. A unidade móvel foi batizada com nome Operação Confiança e será expandida em todo o DF, de acordo com a Polícia Militar.

 23/08/2023. Crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press. Brasil.  Brasilia - DF. Lançamento do posto avançado Provid para atendimento de mulheres em situação de risco,  pela PM contra o aumento no feminicídio em Arniqueiras. -  (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
23/08/2023. Crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. Lançamento do posto avançado Provid para atendimento de mulheres em situação de risco, pela PM contra o aumento no feminicídio em Arniqueiras. - (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
Laezia Bezerra
postado em 23/08/2023 21:06 / atualizado em 23/08/2023 21:06

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) lançou, nesta quarta-feira (23), o Posto Avançado de Prevenção Orientada a Violência Doméstica e Familiar (Provid) em parceria com a Administração Regional de Arniqueira. A unidade móvel batizada com o nome Operação Confiança é um ônibus da PM com atendimento itinerante. Trata-se de mais um suporte para o acolhimento às vítimas de violência doméstica.

A iniciativa é do 17º Batalhão Policial de Arniqueira. A ideia da corporação é expandir o projeto para que o ônibus com ampla estrutura percorra todos os itinerários do DF. Por enquanto, ele vai atender as regiões de Arniqueira, Águas Claras e Vicente Pires.

De acordo com o comandante em exercício, major Diogo, a iniciativa da PMDF tem o objetivo de ajudar pessoas que encontram dificuldade em fazer uma denúncia, como por exemplo, a locomoção. “A intenção é facilitar para que a vítima de violência doméstica, não só a mulher, o atendimento inclui qualquer cidadão em situação de vulnerabilidade, procure ajuda”, afirmou.

Ainda de acordo com o comandante, o projeto piloto deve atender todas as regiões do Distrito Federal. No ônibus, os militares vão receber as demandas e analisar cada uma de acordo com a situação do denunciante, que contará com suporte e orientação necessária, para evitar qualquer risco. Além disso, dependendo de cada caso, serão enviadas aos órgãos de apoio. 

O projeto conta com a parceria do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, (MPDFT), Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), Defensoria Pública do Distrito Federal e as administrações regionais.

“Queremos expandir o atendimento para coibir a violência na cidade. Atualmente, o Provid atende 60 mulheres e mais 20 aguardam vaga no programa. Cerca de 20 policiais estarão dando suporte às famílias do Distrito Federal diariamente, por meio do projeto”, ressalta o major.

O atendimento no ônibus estacionado na frente da administração começou às 14h30 e vai ficar até às 22h. Maria Sara de Sousa, de 43 anos, vítima de violência doméstica há 17, foi a primeira pessoa atendida pelos sargentos Rebeca Lopes e Joice Frazão. Ela tem medida protetiva vigente, mesmo assim, buscou orientação na unidade, nesta tarde.

As militares explicaram a ela sobre o atendimento disponível na unidade e ofereceram inclusive acompanhamento que são visitas periódicas realizadas pela Polícia Militar. Um dos serviços realizados pelo projeto será dar suporte e orientar tanto vítima, quanto agressor sobre as consequências de um ato de violência.

Para a administradora regional de Arniqueira, Telma Rufino, a parceria vai ajudar no combate à violência ocorrido nas regiões do DF. “Diariamente recebemos inúmeras denúncias de agressões, precisamos dar apoio às vítimas e suas famílias. A violência atinge toda a sociedade, não só a vítima. Precisamos entender que esse problema é de todos nós da sociedade, não só do Estado. Com esse suporte, não só a vítima, mas todas as pessoas da comunidade poderão efetivar uma denuncia”, disse.

Lúcia Erinita, presidente do Instituto Mulheres, Feminicídio Não, destaca que “a iniciativa fortalece e encoraja mulheres na luta e combate contra a violência”.

 

  •  23/08/2023. Crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press. Brasil.  Brasilia - DF. Lançamento do posto avançado Provid para atendimento de mulheres em situação de risco,  pela PM contra o aumento no feminicídio em Arniqueiras.
    23/08/2023. Crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. Lançamento do posto avançado Provid para atendimento de mulheres em situação de risco, pela PM contra o aumento no feminicídio em Arniqueiras. Foto: Minervino Júnior/CB/D.A.Press
  •  23/08/2023. Crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press. Brasil.  Brasilia - DF. Lançamento do posto avançado Provid para atendimento de mulheres em situação de risco,  pela PM contra o aumento no feminicídio em Arniqueiras.
    23/08/2023. Crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. Lançamento do posto avançado Provid para atendimento de mulheres em situação de risco, pela PM contra o aumento no feminicídio em Arniqueiras. Foto: Minervino Júnior/CB/D.A.Press
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação