ENTREVISTA

"É a vitória do povo de Brasília", afirma Gilvan Máximo, sobre o FCDF

Ao CB.Poder, o deputado federal (Republicanos-DF) revelou que espera uma dobradinha entre Ibaneis Rocha e Celina Leão nas próximas eleições para Senado e o GDF. "Temos que estar coesos aqui para garantir a eleição da vice-governadora", disse

 23/08/2023  Crédito: Carlos Vieira/CB/DA Press. Brasília, DF. Cidades. CB Poder recebe o dep. federal Gilvan Máximo (Republicanos - DF). Na bancada, Ana Maria Campos e Arthur de Souza. -  (crédito: Carlos Vieira/CB/D. A Press)
23/08/2023 Crédito: Carlos Vieira/CB/DA Press. Brasília, DF. Cidades. CB Poder recebe o dep. federal Gilvan Máximo (Republicanos - DF). Na bancada, Ana Maria Campos e Arthur de Souza. - (crédito: Carlos Vieira/CB/D. A Press)
postado em 24/08/2023 05:00 / atualizado em 21/09/2023 15:06

Os desdobramentos até a retirada do Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF) do texto do arcabouço fiscal foi tema do CB.Poder — parceria entre Correio e TV Brasília — dessa quarta-feira (23/8).

Aos jornalistas Ana Maria Campos e Arthur de Souza, o deputado federal Gilvan Máximo (Republicanos-DF) comentou sobre os próximos passos de Celina Leão como possível sucessora ao governo da capital federal e explica que a bancada do DF sai fortalecida após a vitória em defesa do FCDF. "Foi muito desgastante para todos envolvidos diretamente nessa discussão do arcabouço (fiscal), mas no final nós saímos com a vitória. É a vitória do povo de Brasília", destaca.Como foi esse trabalho em defesa do Fundo Constitucional?

Comemoramos até as 4h da manhã, pois foi árduo. Foi muito desgastante para todos envolvidos diretamente nas discussões do arcabouço (fiscal), mas, no final, nós saímos com a vitória. É a vitória do povo de Brasília. A (vice-governadora) Celina Leão (PP-DF) tem um prestígio muito grande dentro do Congresso Nacional, e eu pude ver isso de muito perto agora, o quão ela é querida por todos os líderes. Eu participei de todas as reuniões de líderes durante esse tempo na casa do presidente (da Câmara) Arthur Lira (PP-AL) na residência oficial. E nós estávamos muito atentos, quando não dava para ela (Celina) estar presente, ela dizia para ir monitorando e passando as informações. E assim nós fizemos.

Qual foi o papel do partido?

O Republicanos foi o primeiro partido a fechar questão de que todos os deputados (do partido) iriam apoiar a manutenção do Fundo Constitucional, e depois o PSD e o PL fecharam. E fomos buscar esse apoio dos líderes. O apoio do presidente Arthur Lira foi fundamental para manutenção do FCDF. Ele (Arthur Lira) foi muito responsável e correto com Brasília na manutenção do fundo. E a Celina, com um prestígio enorme junto ao presidente e todos os líderes. O governador Ibaneis trabalhou muito junto ao Senado nos bastidores, foi importantíssimo a atuação dele no Senado Federal. O Omar Aziz (PSD-AM) é um amigo comum, um amigo do governador lbaneis, amigo pessoal nosso, e nos ajudou a salvar o nosso fundo.

A bancada do DF tem oito deputados federais, do total de 513 parlamentares. Agora a bancada está muito mais forte depois de conseguir essa votação esmagadora?

Nossa bancada sai muito fortalecida. Temos deputados de outros estados que moram aqui em Brasília, como por exemplo o Silas Câmara (Republicanos-AM), e muitos outros deputados que vivem e residem aqui. São deputados de outros estados e temos uma amizade com eles. Esse relacionamento é tudo, network na vida de qualquer pessoa é fundamental. Na vida empresarial e, principalmente, na vida política, e se há uma coisa que temos de fazer é tratar bem as pessoas, pois quando você precisa de pedir um favor, um voto, por exemplo, as pessoas vão ajudar.

Esse episódio do FCDF deixou claro toda a articulação que envolve a vice-governadora com o partido dela. O senhor acha que ela se consolidou como a sucessora natural do governador Ibaneis?

Tenho certeza. Primeiro, ela foi muito leal naquele episódio do afastamento do governador. Agora o Fundo Constitucional, o trabalho dela com o governador para manter o foco no fundo, não tem dúvida nenhuma que a Celina é a candidata. Ela vai ser candidata, continuando o trabalho do nosso governador.

E qual a sua opinião sobre o futuro do Ibaneis na política?

O governador vai ser candidato ao Senado. Ele falou isso várias vezes, será candidato nessa dobradinha com a Celina. Eu tenho certeza na vitória dos dois.

E quem é o segundo nome para o Senado?

A vaga está em aberto. Tem muitas pessoas, mas isso está muito distante ainda. Tenho certeza que esse trabalho do governador Ibaneis com o legado de obras, do social, do cartão Prato Cheio, dos restaurantes comunitários. Esse trabalho do governador, a população reconhece e saberá reconhecer. E vão saber que a Celina é a candidata dele, que ela vai assumir o governo e terá um grupo forte. Nós não podemos desfascelar esse grupo aqui em Brasília, nós temos de estar coesos aqui para garantir a eleição da vice-governadora Celina Leão.

Por José Augusto Limão, estagiário sob a supervisão de José Carlos Vieira

 


Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação