Os desdobramentos até a retirada do Fundo Constitucional do DF (FCDF) do texto do arcabouço fiscal foram tema do CB.Poder —parceria entre Correio e TV Brasília — desta quarta-feira (23/8). Aos jornalistas Ana Maria Campos e Arthur de Souza, o deputado federal Gilvan Máximo (Republicanos/DF) salientou que a bancada do Distrito Federal sai fortalecida após a vitória em defesa do FCDF e comentou sobre os próximos passos de Celina Leão como possível sucessora ao governo da capital federal.
O deputado federal lembra que, após a vitória na Câmara dos Deputados, houve muita comemoração por parte de todos os políticos do DF. “Foi muito desgastante para todos os envolvidos diretamente nesse arcabouço, mas, no final, nós saímos com a vitória. É a vitória do povo de Brasília”, destaca. Máximo aponta que, durante as negociações, foi possível observar um grande prestígio da vice-governadora Celina Leão (PP/DF) dentro do Congresso Nacional. “Eu quero deixar aqui os meus agradecimentos ao senador Omar Aziz (PSD/AM) também pelo presidente da Câmara Arthur Lira (PP/AL) e por todos os líderes que reconheceram que Brasília não poderia perder esse fundo”, diz.
O Distrito Federal possui oito deputados federais em um cenário de 513 deputados federais e, segundo o parlamentar, a articulação com deputados de outros estados foi fundamental para conseguir o objetivo. “A bancada do Distrito Federal sai fortalecida depois de tudo que aconteceu”, diz.
Para o parlamentar, haverá uma dobradinha nas próximas eleições entre o governador Ibaneis Rocha e a vice-governadora Celina Leão. “Ele (Ibaneis) já falou isso várias vezes, que deve concorrer à vaga no senado e a Celina para o governo do DF. Eu tenho certeza da vitória dos dois”, frisa. Gilvan lembra que a segunda vaga para o senado no DF está aberta, mas que o legado do atual governo e do grupo político aliado a ele está com uma base muito forte para a próxima eleição. “Nós temos que estar com esse grupo político coeso aqui para garantir a eleição da vice-governadora Celina Leão”, pontua.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br