A primeira Delegacia de Repressão aos Crimes Contra os Animais, sob a chefia do delegado Bruno Rios Ehndo, será inaugurada no Distrito Federal, com unidade localizada no Complexo da Polícia Civil (PCDF), onde fica o Departamento de Polícia Especializada (DPE).
A previsão é de que a equipe da unidade seja composta por um delegado, dois escrivães e oito agentes. No entanto, essa configuração ainda depende da posse de novos policiais. Atualmente, o corpo policial da delegacia conta com um delegado, um escrivão e quatro agentes.
A advogada especialista em direito animal e membro da Comissão de Direito Animal da OAB-DF Ana Paula de Vasconcelos comemora o feito. “Com certeza, é algo que deve ser comemorado, uma vez que o crime de maus tratos de animais vem sendo cada vez mais denunciado e é um crime que traz grande clamor social uma vez que causa muito repúdio”, conta.
Para Ana Paula, a delegacia é o reflexo de uma população que está cada vez mais consciente do direito dos animais.” Nós esperamos também que com essa nova delegacia o crime de maus tratos animais seja analisado dentro do processo criminal sob a ótica do direito animal“, afirma. “Uma vez que os animais são as vítimas e quando a dignidade deles for violada é necessário sejam vistos tanto pela polícia como judiciário como as maiores vítimas e assim nós vamos evoluindo e educando cada vez mais a sociedade”, conclui.
Proteção ambiental
A delegacia de animais compõe a Coordenação Especial de Proteção ao Meio Ambiente, à Ordem Urbanística e ao Animal. Dentro dessa coordenação também funcionam a Delegacia de Combate à Ocupação Irregular do Solo e aos Crimes contra a Ordem Urbanística e o Meio Ambiente (Dema).
Para o delegado-geral da PCDF, Robson Cândido, o meio ambiente é uma pauta principal para os próximos anos de governo. “A criação da Delegacia de Repressão aos Crimes contra os Animais é resultado de uma grande demanda da sociedade do DF que acompanha com preocupação as ocorrências de maus-tratos e crueldade contra cães, gatos e outros
Por João Carlos Silva, estagiário sob supervisão de Patrick Selvatti
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.