Diferente dos dias anteriores, este sábado (19/8) amanheceu com bastante nebulosidade. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há uma frente fria se aproximando do Distrito Federal, com chances de chuvas isoladas nos próximos dias. Apesar da maior quantidade de nuvens, o fim de semana começa com calor e umidade baixa no período da tarde.
Saiba Mais
Meteorologista do Inmet, Kleber Souza alerta sobre possibilidade de chuvas entre este domingo (20/8) e segunda-feira (21/8). “O sistema já começou a mudar a condição do tempo, esperamos que alguma chuva isolada ocorra”, comenta.
“É uma frente fria que vem avançando pelo sul do país que favorece esse aumento de nebulosidade”, explica o especialista.
No entanto, o dia ainda será de calor e secura na capital. A previsão é de que a temperatura máxima chegue a 29°C no Plano Piloto e a 31°C nas demais regiões. Além disso, para o horário mais quente, a umidade relativa do ar pode chegar a 25% na área central da capital e a 20% nas outras localidades.
“O sol fica mais forte no decorrer do dia e deve dissipar essa nebulosidade no período da tarde”, destaca Kleber.
Nebulosidade causa ‘friozinho pela manhã’
Pela manhã, os termômetros registraram mínima de 16°C no Plano Piloto e de 11°C em Águas Emendadas. Já a umidade relativa do ar ficou em 70% e 85% na área central e nas outras regiões, respectivamente.
“Essa nebulosidade segura um pouco um calor que tem durante a tarde, deixando as madrugadas e manhãs menos frias”, ressalta o meteorologista.
DF ainda está em alerta amarelo
Apesar das variações de temperatura, a umidade do ar no Distrito Federal ainda é considerada baixa pelo Inmet. Por isso, a entidade mantém o alerta amarelo para o DF. O aviso é para os índices que estão variando entre 20% e 30%. De acordo com o comunicado, é avaliado baixo risco de incêndios florestais.
Cuidados
A Defesa Civil alerta para alguns cuidados necessários para o período de seca. Confira:
- Manter uma boa hidratação (água, sucos naturais, água de coco, etc). Portar sempre que possível uma garrafa para reposição de líquidos;
- Umedecer periodicamente as narinas e os olhos com soro fisiológico;
- Utilizar hidratantes labiais e cremes corporais para evitar ressecamento;
- Utilizar umidificador, baldes ou bacias com água ou panos molhados para elevar a umidade do ar em casa;
- Manter a adequada limpeza dos ambientes, evitando acúmulo de pó e favorecimento de ácaros e fungos, a fim de reduzir crises alérgicas;
- Dar especial atenção às crianças e idosos, monitorando principalmente a questão de hidratação e doenças respiratórias;
- Reduzir ou suspender, se possível, as atividades físicas nos períodos mais quentes do dia;
- Dar preferência a refeições leves; e
- Usar roupas leves, chapéu ou boné.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.