Troca

Saiba quem é o coronel Adão Teixeira, novo comandante-geral da PMDF

O coronel assumiu o cargo nesta sexta-feira, poucas horas depois da prisão do então comandante-geral da corporação, Klepter Rosa

Adão é novo comandante -  (crédito: PMDF/Divulgação)
Adão é novo comandante - (crédito: PMDF/Divulgação)
Darcianne Diogo
postado em 18/08/2023 14:32 / atualizado em 18/08/2023 14:32

Com a prisão do coronel Klepter Rosa Gonçalves, nesta sexta-feira (18/8), o escolhido por Ibaneis Rocha (MDB) para assumir o cargo de comandante-geral da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) é o coronel Adão Teixeira de Macedo. A escolha ocorre logo após as primeiras horas da operação da Polícia Federal (PF) que prendeu Klepter e outros quatro oficiais por ordem do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

Adão atuava como subcomandante-geral da PMDF desde 23 de fevereiro. Ele ingressou na corporação em 1º de fevereiro de 1993 e passou pelos cargos de diretor de Tecnologia da Informação da Casa Militar do DF entre 2007 e 2013. De 2013 a 2015, foi chefe da Seção de Desenvolvimento de Sistemas da Casa Militar e, nos dois anos seguintes, ocupou o cargo de assessor militar da Casa Militar. Em 2019, trabalhou como diretor de Telemática da PMDF.

Graduado em direito em 2012, o coronel fez pós-graduação em 2016 no Curso de Altos Estudos (CAE), na Academia de Polícia Militar de Brasília. No currículo aparecem ainda cursos na área de formação de oficiais e no aperfeiçoamento de oficiais.

Afastamento

Ibaneis declarou que Klepter era da confiança de todos e que trabalhou com efetividade. "A gente espera que as coisas transcorram na maior tranquilidade possível junto à Polícia Militar do Distrito Federal, que é uma polícia bastante qualificada, e que só temos que ressaltar o trabalho feito por todos eles", comentou o governador do DF.

Para o chefe do Executivo local, é preciso aguardar o resultado das investigações. "Todos têm o direito a ampla defesa e ao contraditório. O ministro do STF, Alexandre de Moraes, vem conduzindo esse inquérito com muito cuidado, carinho e responsabilidade. Temos mais é que confiar no poder judiciário brasileiro", afirmou.

Ibaneis confirmou que Klepter continua afastado por determinação judicial. "A gente aguarda que ele possa fazer a sua defesa e apresentar os seus argumentos", disse.

Mensagens conspiratórias

Perguntado a respeito de troca de mensagens conspiratórias sobre atos antidemocráticos de 8 de janeiro entre coronéis da PMDF, Ibaneis disse que espera da corporação a maior legalidade possível. "Confiamos na Polícia Militar do Distrito Federal, e sabemos que aquele momento era de bastante conturbação por conta do resultado eleitoral. O que a gente espera agora é que as coisas se esclareçam definitivamente para que possamos seguir a nossa vida com tranquilidade", afirmou chefe do Executivo local.

No fim da entrevista à imprensa, o governador informou que secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar, está cuidando da nomeação do novo comandante da PMDF, Adão Teixeira de Macedo.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação