O presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), desembargador Cruz Macedo, deu posse a Carlos Alberto Martins Filho como juiz de direito substituto de 2º Grau da Corte. A solenidade ocorreu, na tarde desta quarta-feira (16/8), no Espaço Flamboyant, localizado no 10º andar do Bloco A da sede do tribunal.
- Ex-desembargador do TJDFT defende mudanças na nomeação de ministros ao STF
- Juiz reforça a necessidade do debate sobre igualdade de gênero
- DF terá espaço onde TJDFT, MPDFT e Defensoria promoverão mediação para quem não pode pagar custas de processo
“Quem me conhece sabe do amor que tenho pela magistratura e por esse Tribunal”, afirmou Carlos Alberto, após assinar o termo de posse. Ele relembrou a trajetória e por ter convivido com grandes magistrados que estavam presentes na cerimônia.
O magistrado disse que era um dia de agradecer e dizer do orgulho que sente em fazer parte do TJDFT. Carlos Alberto Martins gradeceu sua família, aos pais falecidos, servidores, advogados e amigos. “Já disse ao presidente que eu tenho orgulho em pertencer ao Tribunal por ser forte, coeso, que valoriza seus magistrados e servidores”, declarou o empossado.
Ele demonstrou amor à toga ao dizer que estava muito feliz e emocionado. "Espero contribuir com o 2º grau e sempre estarei à disposição deste Tribunal que eu amo”, encerrou seu discurso.
O presidente Cruz Macedo destacou a atuação assertiva, dinâmica e competente, além da vasta experiência em várias áreas de jurisdição do Tribunal ao falar da trajetória profissional do juiz Carlos Alberto Martins. “Vossa excelência será confrontada a novos desafios, mas posso assegurar que tem todos os requisitos necessários para desempenhar com muito brilho e muito trabalho”, comentou.
O desembargador ainda mencionou as paixões conhecidas do juiz empossado: o futebol e a música; e encerrou. “O Tribunal está muito feliz o recebendo no 2º grau de jurisdição. Felicidades, Carlos Alberto”, finalizou.
Formam o dispositivo de honra o 1ª Vice-Presidente, desembargador Ângelo Passareli, o 2ª vice-presidente, desembargador Sérgio Rocha, e o corregedor da Justiça do DF, desembargador J.J. Costa Carvalho.
Saiba quem é Carlos Alberto Martins Filho
Natural do Rio de Janeiro (RJ), Carlos Alberto Martins Filho entrou no TJDFT em 1993 como técnico judiciário. Em 2 de fevereiro de 1996, tomou posse no cargo de juiz de direito substituto da Justiça do DF, promovido a Juiz de direito em 20 de março de 2000.
Ele também foi juiz eleitoral, juiz do Núcleo de Cooperação Judiciária, membro de turma recursal e ocupou o cargo de coordenador-geral da Escola de Formação Judiciária do TJDFT e de Diretor-Geral da Escola Superior da Magistratura do DF.
Carlos Alberto também integrou o Comitê de Priorização de 1º Grau de Jurisdição do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a Coordenação do Sistema dos Juizados Especiais do Distrito Federal. O magistrado foi juiz auxiliar da Presidência do TJDFT, titular do 1º Juizado Cível de Brasília e, desde 2016, é membro das Turmas Recursais dos Juizados Especiais do DF.
Atualmente, o juiz é presidente da Associação dos Magistrados do Distrito Federal (Amagis-DF) e secretário-geral da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). Carlos Alberto foi nomeado ao cargo de juiz de Direito Substituto de 2º Grau pelo critério de merecimento.
A eleição ocorreu durante a 13ª sessão extraordinária do Tribunal Pleno, realizada em 25 de julho deste ano, no Palácio da Justiça. O juiz era membro da 3ª Turma Recursal dos Juizados Especiais do DF e assume a vaga antes ocupada pela desembargadora Sandra Reves.
Saiba Mais
Com informações do TJDFT
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.