saudade

Missa reúne familiares e amigos de Dad Squarisi nesta quarta-feira (16/8)

A celebração religiosa que homenageia Dad Squarisi começou por volta das 19h desta quarta-feira (16/8), na Paroquia Paróquia Nossa Senhora do Lago, na QI 03, no Lago Norte. Familiares e amigos rezam pelo descanso da editora de Opinião do Correio

 16/08/2023. Crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press. Brasil.  Brasilia - DF. Missa de sétimo dia da escritora e jornalista Dad Squarisis na Paróquia Nossa Senhora do Lago. -  (crédito: Fotos: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
16/08/2023. Crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. Missa de sétimo dia da escritora e jornalista Dad Squarisis na Paróquia Nossa Senhora do Lago. - (crédito: Fotos: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
Ana Sá
Mariana Saraiva
postado em 16/08/2023 19:42 / atualizado em 17/08/2023 05:00

Sete dias depois do falecimento de Dad Squarisi, autoridades, familiares e amigos se reuniram novamente, nesta quarta-feira (16/8) para a missa de sétimo dia em homenagem à editora de Opinião do Correio. A celebração começou por volta das 19h na Paroquia na Paróquia Nossa Senhora do Lago, na QI 03, no Lago Norte. Centenas de pessoas se reuniram para em comunhão rezarem pelo descanso da escritora, professora, jornalista e referência da língua portuguesa.

Dad foi diagnosticada com câncer em 2016 e, após uma admirável luta, não resistiu às complicações da doença. Ela faleceu na quinta-feira (10/8), aos 77 anos. O velório, no dia seguinte, foi marcado pela exaltação de seu legado e trajetória, e reuniu cerca 600 pessoas, no Cemitério Campo da Esperança da Asa Sul.

Familiares e amigos se reuniram novamente, ontem à noite, para a missa de sétimo dia em homenagem à Dad Squarisi. A celebração religiosa foi realizada na Paróquia Nossa Senhora do Lago, na QI 03, no Lago Norte.

A editora de Opinião do Correio Braziliense foi diagnosticada com câncer em 2016 e faleceu na última quinta-feira, aos 77 anos.

Para o único filho da jornalista, Marcelo Squarisi, ao lado da esposa, Katilen, a sensação é de que Dad "está em paz e em um bom lugar".

 16/08/2023. Crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press. Brasil.  Brasilia - DF. Missa de sétimo dia da escritora e jornalista Dad Squarisis na Paróquia Nossa Senhora do Lago.
16/08/2023. Crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. Missa de sétimo dia da escritora e jornalista Dad Squarisis na Paróquia Nossa Senhora do Lago. (foto: Fotos: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)

A amiga Dulce Caldas se emociona ao contar que Dad era muito religiosa e que, durante seu segundo transplante, leu o Antigo Testamento inteiro. "Eu li também e tenho certeza que Deus reservou um lugar especial porque ela era uma pessoa com um espírito de caridade muito grande", afirmou.

O jornalista João Cláudio Gracia foi editor de Mundo do Correio, esteve com Dad por cerca de dez anos e vai se lembrar da colega de profissão como uma pessoa da alma incrível. "Era sensacional, educada, compreensível e que sempre se dispôs a ensinar com seu conhecimento elevado", contou.

"Foi uma escola de vida, pessoal e profissional. Inesquecível sua doçura, sua educação e sua enorme paciência com os erros cotidianos da redação. Uma mestra", relatou, à reportagem, o jornalista Paulo Fona, que compartilhou o ambiente da redação do Correio por seis anos com a amiga.

 16/08/2023. Crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press. Brasil.  Brasilia - DF. Missa de sétimo dia da escritora e jornalista Dad Squarisis na Paróquia Nossa Senhora do Lago.
16/08/2023. Crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. Missa de sétimo dia da escritora e jornalista Dad Squarisis na Paróquia Nossa Senhora do Lago. (foto: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)

Afável e generosa

A missa foi celebrada pelo Padre Olmer García, que conheceu Dad há 20 anos. O pároco era professor de filosofia da Universidade Católica de Brasília (UCB) e viu a jornalista pela primeira vez em um seminário. "Era uma pessoa afável, suave, generosa e profunda naquilo que escrevia e falava", relembra. Durante a homília, o sacerdote falou sobre como é bom quando as pessoas se lembram de você como alguém do bem e que colocou em prática a Palavra de Deus, e citou Dad como um exemplo.

Marcelo Squarisi, ao lado dos filhos, João Marcelo e Rafael, usou a Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios para definir a trajetória que a mãe teve em vida. "Sei que minha mãe não gostava de clichês, e ela deixava isso bem claro, mas tenho que dizer que ela foi uma pessoa maravilhosa, que teve uma vida plena, conheceu o mundo e boa parte do mundo a conheceu", declarou, emocionado.

Representando o Correio, a colunista de gastronomia Liana Sabo subiu ao altar e falou sobre a amiga e colega de profissão. "Tenho certeza que Dad usou como ninguém as bênçãos e inspiração divinas. Todo mundo que trabalhava com ela sabe o cuidado que tinha com os colegas. A lacuna que deixou sempre existirá, mas Dad sempre estará conosco", pontuou.

O afilhado de Dad, Lucas Carvalho, declamou o poema o Amor de verDAD, que escreveu com carinho para a madrinha. "Hoje, fui visitar minha fada-madrinha. Ela estava com as asas muito cansadas, pois havia feito uma longa viagem. E disse-me que passou por lugares belíssimos e que, no caminho, encontrou criaturas fantásticas", declamou. "As folhas do nosso jardim sentirão falta da sua varinha encantada em formato de caneta. Voa em paz, fada madrinha. A gente se encontra pra tomar milkshake de morango lá na frente. Gratidão", concluiu.

 

Colaborou Arthur de Souza

 

  • Homenagem a Dad Squarisi em missa de sétimo dia
    Homenagem a Dad Squarisi em missa de sétimo dia Foto: Minervino Júnior/CB Press
  •  16/08/2023. Crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press. Brasil.  Brasilia - DF. Missa de sétimo dia da escritora e jornalista Dad Squarisis na Paróquia Nossa Senhora do Lago.
    16/08/2023. Crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. Missa de sétimo dia da escritora e jornalista Dad Squarisis na Paróquia Nossa Senhora do Lago. Foto: Fotos: Minervino Júnior/CB/D.A.Press
  •  16/08/2023. Crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press. Brasil.  Brasilia - DF. Missa de sétimo dia da escritora e jornalista Dad Squarisis na Paróquia Nossa Senhora do Lago.
    16/08/2023. Crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. Missa de sétimo dia da escritora e jornalista Dad Squarisis na Paróquia Nossa Senhora do Lago. Foto: Minervino Júnior/CB/D.A.Press
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação