Previsão do tempo

Previsão do tempo para hoje, no DF, é de até 28ºC e umidade de 30%

A umidade relativa do ar teve máxima de 75% pela manhã e, nos períodos mais quentes do dia, deve chegar aos 30%. No entanto, a tendência é que isso mude ao longo da semana

Os termômetros da capital marcaram temperatura mínima de 13°C e a máxima deve chegar aos 28°C -  (crédito: Ed Alves/CB/DA.Press)
Os termômetros da capital marcaram temperatura mínima de 13°C e a máxima deve chegar aos 28°C - (crédito: Ed Alves/CB/DA.Press)
Correio Braziliense
postado em 16/08/2023 10:02 / atualizado em 16/08/2023 10:02

Os brasilienses terão um pequeno alívio no calorão nesta quarta-feira (16/8). Os termômetros da capital marcaram temperatura mínima de 13°C e a máxima deve chegar aos 28°C, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As rajadas moderadas de vento e a nebulosidade também fazem com que a sensação térmica fique mais confortável para aqueles que sofrem com o calor.

Além da leve queda nas temperaturas, a secura também deu trégua. A umidade relativa do ar teve máxima de 75% pela manhã e, nos períodos mais quentes do dia, deve chegar aos 30%.

Mas tudo que é bom dura pouco. O meteorologista Olívio Bahia explicou que essa condição muda ao longo da semana. “A tendência é que vá aquecendo até o fim de semana. Os padrões voltam gradativamente. A temperatura deve subir entre sexta-feira e sábado”, afirmou.

O especialista ressaltou que, apesar da breve trégua no clima de deserto, o tempo nesta época do ano é predominantemente quente. “Não muda nada. Mesmo com essa temperatura mais amena, o tempo continua seco. Essa nebulosidade acaba reduzindo um pouco o calor, mas tudo dentro da normalidade”, comentou.

Cuidado

Ainda que o tempo esteja mais ameno, é importante se cuidar. O DF teve uma série de alerta para baixa umidade, por vale ressaltar alguns cuidados para se tomar para não ter problemas de saúde.

A Defesa Civil do DF recomenda que os cidadãos mantenham a hidratação em dia. Se possível, leve consigo uma garrafinha d’água para repor os líquidos. Além disso, é aconselhável umedecer periodicamente as narinas e os olhos com soro fisiológico e ficar atento a umidade do ar em casa.

Também é importante manter a limpeza adequada dos ambientes. Isso ajuda a evitar o acúmulo de pó e surgimento de ácaros e fungos, o que pode reduzir crises alérgicas.

Por fim, se possível, reduza ou suspenda as atividades físicas nos períodos mais quentes do dia, dê preferência a refeições leves e fique atento à previsão do tempo e alerta emitidos.

*Carlos Silva, estagiário sob a supervisão de Adriana Bernardes

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação