Quem precisou chegar cedo ao trabalho nesta quarta-feira (16/8), passou aperto nas vias do DF. Além da lentidão no trânsito provocada por obras simultâneas na capital, a interdição parcial do Eixo Monumental por conta da sétima edição da Marcha das Margaridas, que reúne trabalhadoras rurais do campo e da floresta, também contribuiu para piorar o congestionamento.
A Esplanada dos Ministérios, nos dois sentidos (S1 e N1), na altura da Catedral Metropolitana (L2) está bloqueada desde às 23h45 de terça-feira (15/08), pela Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), que também faz a segurança do evento.
Nesta manhã, houve bastante lentidão na Estrada Parque Indústrias Gráficas (EPIG), próximo ao Eixo Monumental. O aplicativo Waze, que auxilia usuários a encontrarem as melhores rotas, classificou esse percurso como um dos mais pesados.
- Mulheres unidas contra o assédio e a violência durante ato em frente à CLDF
- Obras simultâneas afetam o trânsito do DF e exigem mais paciência
O pintor Jânio Mendes, 53 anos, que o diga. Aguardando há mais de vinte minutos no engarrafamento, ele estava aflito por não conseguir chegar no trabalho, no Lago Norte, a tempo. “Deveria estar às 7h no serviço. Hoje é um dia atípico no trânsito, não fica assim todos os dias”, desabafou.
As amigas Jane Silva, 42 anos, e Cristina Menezes, 46 anos, também deveriam estar às 7h no trabalho, que fica na Asa Sul. Frustradas, relataram que encararam engarrafamentos desde que saíram de Ceilândia, em especial no Túnel de Taguatinga (que não tem relação com a marcha das Margaridas). “Estamos praticamente há 1h20 no trânsito sofrendo com essa lentidão, é um absurdo”, reclamou Cristina, que é copeira, ao falar com a reportagem em frente ao Tribunal de Justiça.
Segundo informações do Waze, o trânsito está pesado em vários pontos do Eixo Monumental: próximo à Praça do Cruzeiro, à Praça do Buriti e ao Clube do Choro. Na EPIG, o tempo de espera no engarrafamento chega a 5 minutos. Na Asa Sul, há lentidão no Eixo Rodoviário, próximo à concentração da Marcha, e na via S2 Leste, na altura dos anexos da Câmara dos Deputados.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.