EXECUTIVO

Ibaneis diz que momento é de união para virar a página na questão do feminicídio

Durante o lançamento da obra das novas instalações da SSP-DF, o governador ressaltou que "temos que marcar essa data para que a gente possa virar a página na segurança pública na questão da defesa das mulheres"

Autoridades destacaram que a obra é um marco na integração das forças de segurança do DF -  (crédito: Renato Alves/Agência Brasília)
Autoridades destacaram que a obra é um marco na integração das forças de segurança do DF - (crédito: Renato Alves/Agência Brasília)
Pablo Giovanni
postado em 16/08/2023 03:55

O governador Ibaneis Rocha (MDB) lançou, nesta terça-feira (15/8), a nova sede da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF). O chefe do Executivo local destacou que a obra é uma das medidas de integração das forças de segurança da capital federal, e reforçou que construções assim são de grande simbolismo no combate ao feminicídio e na proteção às mulheres.

De acordo com o governo, a obra está orçada em R$ 15 milhões e poderá reunir todos os servidores da pasta em um lugar só, economizando em aluguel e centralizando o trabalho dos funcionários. "Esse momento é muito significativo para que todos juntos possamos realmente virar a página nessa questão do feminicídio no DF, assim como a gente vem fazendo com diversos outros crimes da nossa cidade. Nós temos orgulho de dizer que nós temos reduzido quase todos os índices de criminalidade na nossa cidade, graças ao trabalho integrado, um trabalho que, desde o primeiro dia do governo, lá em janeiro de 2019, deixei claro que eu queria que acontecesse aqui no DF", enfatizou o chefe do Executivo local.

"Nós temos que marcar essa data para que a gente possa virar a página na segurança pública na questão da defesa das mulheres no DF. Esse é um compromisso de todos nós, é um compromisso que nós temos que trabalhar com muito fervor", reforçou Ibaneis.

O secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, também ressaltou a redução de custos que vai ocorrer e o avanço na infraestrutura. "Essa obra vai permitir que tenhamos melhores condições de trabalho e tem um lado econômico, onde deixaremos de pagar aluguel. Vamos colocar áreas de logística juntas e trabalhar o princípio da integralidade. A integralidade é a transversalidade no sentido de buscarmos melhorias nos números da Secretaria de Segurança Pública, e nós temos conseguido fazer isso", afirmou.

"É uma iniciativa valorosa, é importante que as forças de segurança conversem entre si, que tenham uma proteção, que uma ajude a outra", disse a comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Mônica Miranda. "Esse prédio vem a colaborar nesta iniciativa, porque precisamos trabalhar em todos os aspectos do nosso serviço. Vai apoiar muito como sede da segurança pública e também com as forças de segurança envolvidas", completou.

Estrutura

Na estrutura organizacional da SSP-DF existem 10 áreas — localizadas em vários endereços no DF. Com a conclusão da obra, com área total construída de 4.812,61m², no Setor de Administração Municipal (SAM), os serviços ficarão centralizados no prédio composto por subsolo, térreo, 1° e 2º pavimentos.

A obras será custeada com recursos federais, via emendas da bancada do DF, e distritais — contrapartida — via operação de crédito entre o governo do DF e o Banco do Brasil.

A sede da SSP-DF funciona em um edifício erguido na década de 1970, onde estão as equipes administrativas e operacionais da pasta. De acordo com a secretaria, os serviços foram ampliados e o espaço não comporta mais os servidores.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação