Intitulado Jornalismo na Prática, o curso que está sendo oferecido pelo Correio para estudantes e jornalistas recém-formados está com inscrições abertas até esta sexta-feira (18/8). A capacitação tem como principal foco o treinamento para coberturas na área de Saúde, com repasse de informações aos repórteres sobre o funcionamento do sistema de saúde pública no país e dicas de cobertura.
Podem se inscrever alunos que cursem o último semestre de jornalismo ou quem se formou entre o período de 2021 e o primeiro semestre de 2023.
- Abertas as inscrições para curso de jornalismo do Correio Braziliense
- Correio vai promover curso de jornalismo
- Correio lança inédito curso de Jornalismo na Prática, voltado para estudantes e recém-formados
No total, serão disponibilizadas 20 vagas, em processo seletivo nacional. Sendo que destas, 10 serão reservadas para pessoas que residem na capital federal. As outras 10 pessoas de outros estados receberão uma ajuda de custo.
O programa ocorre entre o período de 11 de setembro a 10 de novembro, em formato híbrido — as cinco primeiras semanas serão compostas por atividades on-line e as demais serão realizadas na sede do Correio, em Brasília.
Saúde
O principal foco da capacitação é levar os alunos (jovens jornalistas) a entender o funcionamento do sistema de saúde no país, inclusive a forma como os recursos dos principais programas no setor são repassados e geridos pela União, estados e municípios, conforme explicou uma das coordenadoras, a jornalista Andréia Lago.
As aulas serão coordenadas por Andréia e Raul Pilatti, ambos jornalistas com passagens por diversas redações brasileiras e ampla experiência na cobertura jornalística da capital federal.
Para os que forem selecionados, o programa prevê aulas, palestras e entrevistas com profissionais da área em módulos sobre saúde pública, pesquisas de medicamentos e informação científica, saúde complementar e doenças prevalentes no país. Também serão feitos rodízios de alunos por editorias e veículos dos Diários Associados, nos quais estudantes terão contato próximo com repórteres e editores.
Dinâmicas
A primeira etapa do processo seletivo é realizada durante a inscrição. Os candidatos terão de sugerir uma reportagem sobre saúde no próprio formulário, detalhando fontes a serem entrevistadas e descrevendo como a matéria pode ser desenvolvida em diferentes formatos. Os aprovados serão direcionados a uma segunda etapa, em que passarão por dinâmica on-line e terão que produzir texto jornalístico sobre tema a ser divulgado no dia. O resultado final do processo seletivo será publicado tanto no site como nas redes sociais do Correio Braziliense, em 1° de setembro.
O curso promovido pelo Correio é patrocinado pela Interfama, associação que reúne empresas e pesquisadores do país da indústria farmacêutica. Também serão abordadas questões como ética jornalística e combate à desinformação.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.