Para destacar a importância da doação de órgãos e como marco inicial para o Setembro Verde — título da mobilização que todos os anos reforça a necessidade do engajamento da população na doação de órgãos para quem precisa — o Instituto Doando Vida por Rafa e Clara vai realizar a segunda edição do evento intitulado "Doando-se Órgãos, Doa-se Vida". O evento acontece no próximo sábado (19/8), a partir das 9h, no Estacionamento 10 do Parque da Cidade.
No Distrito Federal, são 1.288 pessoas aguardando por um órgão, sendo destas. 644 pacientes à espera de um rim, 22 por um fígado, 39 por um coração e 583 por uma córnea. No Brasil, para ser doador não é necessário deixar nada por escrito, em nenhum documento. Basta comunicar sua família sobre o desejo de doar. A doação de órgãos e tecidos de uma pessoa falecida só acontece após autorização de sua família, conforme lei em vigor.
Uma série de atividades estão previstas, como: rodas de conversa com médicos, profissionais ligados à causa da doação de órgãos e transplantados, além da aferição de pressão de quem for até o local. A campanha acontece em parceria com um hospital e um laboratório da rede particular, além de outras instituições e voluntários.
Para a vice-presidente do instituto, Luciana Andrade, somente o diálogo e a discussão sobre o tema, sem tabus, podem quebrar a resistência em relação à doação. “Temos força mobilizadora e queremos ajudar a despertar as conversas em família e, consequentemente, incentivar mais doações de órgãos em Brasília” ressalta.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.