Astronomia

Chuva de meteoros no DF: Saiba como e qual melhor hora para ver

Moradores da capital terão o privilégio de assistir a olho nu uma chuva de meteoros na madrugada de sábado para domingo, sendo o melhor horário depois das 4h da manhã

Mariana Saraiva
postado em 12/08/2023 19:49
Pico da chuva de meteoro Perseidas ocorre neste final de semana -  (crédito: Observatório Heller & Jung)
Pico da chuva de meteoro Perseidas ocorre neste final de semana - (crédito: Observatório Heller & Jung)

Os brasilienses terão o privilégio de conseguir ver a olho nu a chuva de meteoros Perseidas, que terá o pico de visibilidade no Brasil e em Brasília na madrugada de sábado (12/8) para domingo (13/8). Para aqueles que não conseguirem assistir neste final de semana, o fenômeno astronômico poderá ser visto com menor intensidade até o dia 24 deste mês.

Segundo o professor de física e de astronomia da Universidade de Brasília (UnB) Paulo Eduardo de Brito, esta chuva de meteoros está associada ao rastro do cometa Swift-Tuttle, que apareceu pela última vez há 32 anos, em 1991 . “A Terra passará perto da órbita deste cometa, atraindo parte das partículas deixadas para trás por ele” , explica Brito.

Para os que querem assistir ao fenômeno, o professor afirma que em Brasília o melhor horário será depois das 4h da manhã. Paulo descreve que para acompanhar a chuva de meteoros é necessário olhar para o Nordeste, abaixo de Júpiter, astro mais brilhante no céu neste momento, e a esquerda das Três Marias, na Constelação de Órion.

Para Brito, o ideal para assistir seria um local sem poluição luminosa e longe das luzes da cidade. “Está chuva, se estiver em um local adequado, dá para ver até 20 estrelas cadentes saindo da constelação de Perseus”, conta o professor de astronomia. Ele ressalta que estrela cadente não é de fato uma estrela. “Vale lembrar que são meteoros que entram na atmosfera da Terra. Na cultura popular vai dar para fazer vários pedidos” , brinca.

 

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação