Cultura

Projeto Alpha Mandê Griô leva tradição Mandengue a escolas públicas do DF

A iniciativa cultural realizará 12 oficinas de percussão em unidades de ensino do Cruzeiro, Núcleo Bandeirante e Candangolândia

Correio Braziliense
postado em 11/08/2023 14:16
As oficinas serão compostas de cinco encontros que promoverão o contato com arte e diversos aspectos da cultura Mandengue. -  (crédito: Divulgação/Alpha Mandê Griô)
As oficinas serão compostas de cinco encontros que promoverão o contato com arte e diversos aspectos da cultura Mandengue. - (crédito: Divulgação/Alpha Mandê Griô)

Alunos de escolas públicas do Cruzeiro, Núcleo Bandeirante e Candangolândia aprenderão mais sobre a música tradicional Mandengue. Essa é a proposta do projeto Alpha Mandê Griô. Idealizada pelo percussionista Alpha Kabinet Camara, a iniciativa vai levar aos estudantes conhecimentos e experiências sobre mais de 20 ritmos de países do oeste da África como Guiné, Costa do Marfim, Mali, Burkina Faso, Serra Leoa e Senegal.

Serão oferecidas 12 oficinas, em seis escolas do DF (quatro no Cruzeiro, uma na Candangolândia e uma no Núcleo Bandeirante). Além de muita música, os alunos terão contato com arte e diversos aspectos da cultura Mandengue.

As oficinas serão compostas de cinco encontros. No último, os participantes ainda terão uma apresentação especial e exclusiva para a comunidade escolar, com instrumentistas e bailarinos do grupo.

O elaborador e gestor do projeto, Adriano Campos, afirma que a ação é muito importante para ressaltar as contribuições da cultura africana na formação da identidade brasileira e “desconstruir o preconceito e ignorância que costumam perseguir culturas e religiões de matriz africana”.

O termo "Griô", de raiz africana, se refere àquele que mantém a tradição oral das histórias de seu povo e é responsável por transmiti-las através da poesia, da música e da dança. Deste modo, o projeto "Alpha Mandê Griô" busca trazer à tona essa herança cultural e a influência dela na formação cultural brasileira.

Não fique de fora!
Veja as escolas que receberão os encontros:

  • 21 a 25/08 – EC 05 do Cruzeiro
  • 28/08 a 01/09 – EC 06 do Cruzeiro
  • 11 a 15/09 – CEF Metropolitana (Núcleo Bandeirante)
  • 18 a 22/09 – CEF 01 (Candangolândia)
  • 25 a 29/09 - EC 08 do Cruzeiro
  • 02 a 06/10 – CEF Athos Bulcão (Cruzeiro Novo)

Para mais informações acesse o site alphamandegrio.com ou o Instagram @alphamandegrio

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação