O bombeiro Diego Santana, 2º sargento do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF), tornou-se, na última quinta-feira (3/8), campeão de judô nos Jogos Mundiais de Policiais e Bombeiros, realizado em Winnipeg, no Canadá. Em segundo lugar ficou o Major da Polícia Militar Raphael van der Broocke, também de Brasília
"Poder participar e representar o Corpo de bombeiros Militar do DF em uma Competição que é uma das três maiores do mundo é muito gratificante. E não falo isso pelo resultado digo pelo simples fato de estar fazendo parte da história no esporte e na Corporação. O resultado é uma soma de fatores como treino, dedicação, disciplina e também de estar bem no dia. Quero estar em forma para poder representar o Brasil nas próximas edições", disse Diego sobre a competição.
Diego começou nas artes marciais aos 11 anos de idade e entrou para os bombeiros em 2011, inicialmente fazendo parte do 3° Grupamento de Bombeiro Militar no Sia. Depois fez parte da Operação Verde Vivo e passou a ser lotado no 2° Grupamento de Bombeiros Militar.
"Em seguida, já na graduação de cabo, fiz o curso de Motociclista Operacional - CMOPE e fui transferido para o Grupamento de atendimento pré-hospitalar, o GAEPH, atuando como socorrista nas motocicletas do Corpo de Bombeiros, o Motoresgate. Fiquei por um longo período saindo a graduação de 3°Sargento. Durante essa trajetória surgiu a oportunidade de fazer a capacitação para instrutor de defesa pessoal pelo Centro de Capacitação Física do CBMDF, o CECAF. Assim, fui convidado para compor o quadro de instrutores de Defesa Pessoal da Corporação", explica o atleta.
Policiais civis, militares e bombeiros do Distrito Federal conquistaram, juntos, 369 medalhas no World Police & Fire Games 2023. São 147 de ouro, 118 de prata e 104 de bronze. A Policia Civil do DF foi a corporação com o maior número de medalhas, ao todo foram 156.
Diego já se diz animado para a próxima prova, que será o Pan-americano de Polícias e Bombeiros 2023, em Guadalajara no México.
"Major gato" fica em segundo lugar
A medalha de prata ficou com Broocke, de 37 anos, que luta judô desde 2001. Recentemente, Raphael viralizou nas redes sociais como o "major gato"' da PM. "Fiquei surpreso, chega até ser engraçado mas prefiro ser conhecido como um bom profissional, um bom marido e um pai dedicado", conclui o profissional.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.