Preservar o patrimônio público é uma questão de cidadania que está intimamente relacionada com a cultura e a educação de um povo. Um projeto nascido no Distrito Federal, em 2010, na Escola Parque 308 Sul, é referência no desenvolvimento da conscientização patrimonial entre os estudantes. A partir do projeto PreservArtPatrimônio, são trabalhadas ações e estratégias para promover o desenvolvimento de pertencimento da criança enquanto cidadã de Brasília, a capital tombada como Patrimônio Cultural da Humanidade.
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Não por acaso, a unidade escolar, localizada na chamada quadra-modelo do Plano Piloto, foi sede, ontem, de um evento promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), vinculado ao Ministério da Cultura, que lançou um edital de chamamento público para projetos de educação patrimonial. A iniciativa governamental irá disponibilizar R$ 2 milhões para o estabelecimento de parcerias entre o Iphan e organizações da sociedade civil e entidades públicas de todas as esferas para projetos educativos que contribuam com o reconhecimento, a valorização e a preservação do patrimônio cultural brasileiro. O objetivo é viabilizar iniciativas pedagógicas no Brasil inteiro, podendo ser submetidas propostas entre R$ 200 mil e R$ 250 mil.
Segundo o presidente do Iphan, Leandro Grass, o edital é inédito e importante para o Brasil. "É a primeira vez que se tem um programa como esse na nossa história e a gente pretende atingir todas as regiões. Uma oportunidade de incentivarmos a implantação de projetos educativos que contribuam para o reconhecimento, a valorização e a preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro", afirma. "A principal aposta que fazemos hoje é na educação patrimonial, ou seja, é fazer com que os nossos bens culturais, sejam eles patrimônio material ou as expressões da cultura, tenham um sentido para a população", conta Grass.
O lançamento do edital ocorreu com uma aula-passeio com alunos do 4º e 5º anos pelas áreas internas da superquadra 308 Sul. Os alunos conheceram a história e o significado de elementos como os pilotis e a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima, projetada por Oscar Niemeyer e adornada, ao longo das décadas, por obras dos artistas Alfredo Volpi, Athos Bulcão e Francisco Galeno. Em seguida, os estudantes retornaram à escola para uma apresentação de teatro de bonecos e uma breve solenidade com autoridades convidadas.
O professor de artes visuais Cleber Cardoso Xavier faz parte da coordenação do projeto da Escola Classe. Ele trabalha com os alunos um conjunto de conhecimentos que vai identificar o paisagismo, a fauna, a arquitetura e o urbanismo da cidade dentro e fora do perímetro escolar. "Como temos esse projeto, que já possui treze anos, imagina quantos outros existem pelo Brasil! Esse acontecimento traz uma relevância e valoriza o nosso trabalho e, por meio desse edital, vamos descobrir um monte de outras ações pelo Brasil afora", celebra o docente.
A intenção do Edital de Projetos de Educação Patrimonial, publicado na edição de ontem do Diário Oficial da União (DOU), é atrair propostas nas quais a Educação Patrimonial dialogue com outras temáticas de relevância para a sociedade, como sustentabilidade ambiental, gênero, culturas afro-diaspóricas e indígenas, grupos urbanos e rurais minorizados, entre outras. As inscrições estarão abertas até 25 de setembro e deverão ser feitas diretamente na plataforma Transfere Gov (sistema.gov.br). O documento poderá ser consultado na íntegra no Portal do Iphan (iphan.gov.br).
*Estagiária sob supervisão de Patrick Selvatti
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