Crime

Associação criminosa envolvida em ciberataques é alvo de operação

Grupo criminoso havia atacado os sistemas de órgãos governamentais recentemente. Responsáveis pelos ataques foram detidos no Maranhão e em Jundiaí

Correio Braziliense
postado em 10/08/2023 10:58 / atualizado em 10/08/2023 10:59
Polícia Civil do DF deu início à operação na manhã desta quinta-feira (10/8) -  (crédito: Divulgação/PCDF)
Polícia Civil do DF deu início à operação na manhã desta quinta-feira (10/8) - (crédito: Divulgação/PCDF)

A Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC) da Polícia Civil do DF (PCDF), juntamente com forças policiais dos estados de São Paulo e Maranhão, realizou, nesta quinta-feira (10/8), a Operação Inábil. O objetivo da ação é desmantelar uma associação cibercriminosa envolvida em ataques direcionados a entidades governamentais.

O grupo investigado realizou recentemente um ataque à PCDF, no qual a instituição entende que a invasão foi uma retaliação às atividades de uma operação anterior realizada no mês de julho. Durante a abordagem dos policiais, o líder do grupo cibercriminoso foi identificado e detido em sua residência no Maranhão, onde foram encontradas evidências vinculando-o diretamente aos ataques. O criminoso agora vai responder por invasão de dispositivos eletrônicos, associação criminosa e corrupção de menores.

Um adolescente associado ao líder do grupo foi detido em Jundiaí (SP). Em sua residência foram apreendidos equipamentos eletrônicos, que, segundo a PCDF, o jovem teria utilizado nos ciberataques.

Veja vídeo:

De acordo com a Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos, a Operação Inábil destaca o comprometimento das forças de segurança em lidar com a crescente ameaça de crimes cibernéticos, mas também a importância da cooperação interinstitucional. “A ação conjunta entre as diferentes forças policiais demonstra o potencial da colaboração no combate à cibercriminalidade no Brasil”, diz a DRCC em nota.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação