Os brasilienses devem enfrentar mais um dia de calor e tempo seco na capital federal. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a umidade relativa do ar pode chegar a mínima de 20% na tarde desta quinta-feira (10/8). No período, a temperatura máxima deve ficar em torno de 31°C.
Apesar da previsão de calor para a tarde brasiliense, a manhã foi de frio na capital. Os termômetros marcaram mínima de 15°C, registrado na estação de Águas Emendadas, em Planaltina. No Plano Piloto, a menor temperatura foi de 17°C. Durante a tarde, os termômetros devem aumentar chegando a 31°C em áreas do Distrito Federal, e no Plano Piloto 29°C.
Nos primeiros momentos do dia foi registrado máxima de 75% de umidade relativa do ar, número que pode chegar aos 20% durante o período da tarde. Para o meteorologista do Inmet Heráclio Alves, a massa de ar frio que atinge a região central do país deve continuar no DF. “Essa massa deixa o céu claro, com poucas nuvens e sem a incidência de chuvas. Ao longo do dia terá a formação de névoa seca devido a baixa umidade e temperatura em elevação”, pontua.
Heráclio explica que a tendência é que se mantenha o sinal amarelo. O alerta ocorre quando os índices de umidade relativa do ar variam entre 20% e 30%. “Esse panorama deve seguir nos próximos dias, não tendo muita mudança em relação a esse quadro”, expõe o meteorologista.
*Estagiário sob supervisão de Thays Martins
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.