Morreu, na noite desta terça-feira (8/8), o mestre de Tai Chi Chuan Edilberto Zacarias, aos 66 anos. Zacca, como era mais conhecido, era servidor da Secretaria de Saúde (SES-DF) e dava aulas de Práticas Interativas na unidade básica de saúde do Lago Norte. Ele voltava para casa, na Vila Planalto, quando perdeu o controle do carro e colidiu com uma árvore no L4 Norte.
Saiba Mais
Figura importante para as comunidades onde morava e trabalhava, Zacca é lembrado com carinho por alunos e amigos. Na manhã desta quarta-feira (9/8), os colegas de trabalho se reuniram na UBS 1 do Lago Norte para prestar homenagens e fazer orações.
Médico na unidade de saúde, Marcos Trajano conheceu Zacca em 2017, quando foi trabalhar no local. Na época, o servidor já dava aulas de Tai Chi Chuan, todas as manhãs, de segunda a sexta. “Ele sempre foi muito vinculado à conservação da natureza, ao ambiente saudável. Praticava acupuntura e ofertava o Tai Chi Chuan. Sempre promovendo a saúde”, comenta o amigo.
Além de mestre e servidor, Zacca também atuava como analista de gestão de políticas públicas. Ele sempre esteve muito ligado às ações voltadas para as famílias de pessoas doentes. Era uma pessoa sempre disposta a ajudar e a cooperar. Levava fraldas para os pacientes que precisavam”, recorda Marcos. “Ele irradiava amor, carinho e simpatia, completamente dedicado à família”, destaca o médico.
Na unidade, o mestre atendia cerca de 50 pessoas por dia, lotando as aulas que oferecia à comunidade. Amigo de Zacca, Raimundo Nonato, mais conhecido como Nonatinho, estava aprendendo com o mestre a arte de Tai Chi Chuan e o auxiliava nas práticas. “Ele era uma pessoa muito carismática, bacana e dedicada às práticas da saúde. Queria sempre o bem-estar para as pessoas. Ele já fazia esse trabalho há mais de 10 anos e era um funcionário exemplar”, conta o amigo.
Nonatinho ressalta que Zacca o preparou para dar continuidade nas aulas de Tai Chi Chuan. “A gente se dava muito bem. Eu estava com ele todos os dias. É uma perda muito grande. Eu vou continuar os serviços pela unidade de saúde do Lago Norte, que é referência do DF”, comenta o aprendiz.
Nascido em Minas Gerais, Zacca foi trazido para a capital ainda muito pequeno pelo pai, que veio trabalhar na construção de Brasília. O servidor cresceu e morou na região da Vila Planalto. Mineiro de nascença e brasiliense de coração, era torcedor fanático do Atlético Mineiro e tinha como lema “Vencer o movimento através da quietude, vencer a dureza através da suavidade, vencer o rápido através do lento”. Ele deixa esposa, filhos e netos.
A Secretaria de Saúde emitiu uma nota de pesar pelo falecimento de Edilberto Zacarias. “Lotado na Unidade Básica de Saúde do Lago Norte, o servidor era quiropraxia, acupunturista e Mestre de Tai Chi Chuan, atividade a qual ministrava três aulas por dia. Apoiador convicto do programa Práticas Integrativas da SES, também foi idealizador do Projeto da Academia de Saúde na UBS do Lago Norte. A SES solidariza-se com familiares e amigos neste momento difícil e agradece imensamente o trabalho do servidor”, disse em nota.
Adeus
O velório está marcado para o dia 10 de agosto, de 8h as 10 da manhã, com sepultamento as 10h30 no cemitério Campo da Esperança da Asa Sul, capela 5.
Acidente
Zacca morreu ao colidir o carro contra uma árvore, na L4 Norte, por volta das 18h20 desta terça-feira (8/8). Ele dirigia um Nissan Versa cinza, quando perdeu a direção do veículo. O carro saiu da pista e bateu contra uma árvore, no canteiro da via. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o mestre de Tai Chi Chuan ficou preso às ferragens e não resistiu aos ferimentos.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.