O brasiliense deve se preparar para mais um dia de tempo seco e baixa umidade nesta terça-feira (8/8). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros da capital devem alcançar os 31ºC pela tarde.
- Brasília segue em alerta laranja por tempo seco e baixa umidade
- Tempo: umidade do ar pode chegar a 15% e DF segue em alerta laranja neste sábado
O dia amanheceu com céu claro e poucas nuvens, com ventos variando de fracos a moderados e temperatura mínima de 12ºC. Entretanto, mesmo esse bonito cenário não amenizou o clima de deserto no DF. A umidade relativa do ar ficou em 70% pela manhã, mas pode chegar aos 15% nas horas mais quentes do dia.
Segundo o meteorologista Heráclio Alves, a variação drástica na umidade é normal no período mais seco do ano. Essas condições também são influenciadas pela atuação de uma massa de ar seco na região. “Isso é bem comum nessa época. Esse sistema reduz a nebulosidade. Por isso tempo essas características de temperaturas mais altas pela tarde e redução da umidade”, explicou.
Cuidado!
Devido ao calorão e à queda acentuada na umidade relativa do ar, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta amarelo de baixa umidade para a região. Nesse nível, a previsão é de que os índices variem entre 20% e 30%. Também é avaliado baixo risco de incêndios florestais.
Por enquanto, o risco para a saúde é baixo, mas ainda é preciso tomar cuidado para evitar problemas causados por essas condições climáticas. O instituto recomenda que os cidadãos evitem exposição ao sol e desgastes físicos nas horas mais secas do dia. Além disso, é importante ficar atento aos contatos da Defesa Civil (199) e Corpo de Bombeiros (193) para obter mais informações.
A Defesa Civil do DF também separou uma lista de recomendações para evitar problemas de saúde e amenizar os efeitos da baixa umidade. Confira:
- Mantenha boa hidratação, portando uma garrafa para reposição de líquidos, sempre que possível
- Umedeça periodicamente as narinas e os olhos com soro fisiológico.
- Utilize umidificador, baldes ou bacias com água ou panos molhados para elevar a umidade do ar em casa.
- Mantenha a adequada limpeza dos ambientes. Isso evita acúmulo de pó e favorecimento de ácaros e fungos, a fim de reduzir crises alérgicas.
- Dê especial atenção à crianças e idosos, monitorando principalmente a questão de hidratação e doenças respiratórias.
- Reduza ou suspenda, se possível, as atividades físicas nos períodos mais quentes do dia.
- Dar preferência a refeições leves.
- Atenção! Não perca a previsão do tempo e alertas de baixa umidade
*Estagiário sob supervisão de Talita de Souza
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.