Operação

Seis pessoas são presas por grilagem de terras em Vicente Pires

Os presos são investigados pela prática de crimes ambientais e de parcelamento irregular de solo para fins urbanos sem autorização dos órgãos competentes. Operação VP 3.5 foi desencadeada, nesta sexta-feira (4/8), pela Delegacia Especial do Meio Ambiente (Dema)

Darcianne Diogo
postado em 04/08/2023 18:13 / atualizado em 04/08/2023 18:21
Operação Dema -  (crédito: PCDF/Divulgação)
Operação Dema - (crédito: PCDF/Divulgação)

A Delegacia de Combate à Ocupação Irregular do Solo e os Crimes Contra a Ordem Urbanística e o Meio Ambiente (Dema) desencadeou, na tarde desta sexta-feira (4/8), a operação VP 3.5 e prendeu seis pessoas acusadas de grilagem de terras em uma área irregular, na Rua 3B, na chácara 35 de Vicente Pires.

Os presos são investigados pela prática de crimes ambientais e de parcelamento irregular de solo para fins urbanos sem autorização dos órgãos competentes. De acordo com a apuração policial, os suspeitos construíram um muro para o cercamento da área. No local, havia ainda a movimentação de cascalho, uma vez que uma retroescavadeira deslocava terra para um caminhão caçamba.

A ação contou com o apoio da Secretaria DF Legal, que fez a derrubada do muro e apreendeu máquinas e materiais de construção existentes no local. Além disso, a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) apreendeu um caminhão.

O local escolhido pelos criminosos está inserido em uma Área de Proteção Ambiental do Planalto Central. Dos presos, quatro foram autuados pelo crime de alteração de local especialmente protegido. Os outros dois, além de responderem pelo mesmo delito, também responderão pelo crime de dificultar a ação dos órgãos de fiscalização ambiental.

Em 2020, outra operação da Dema prendeu oito pessoas pela prática de crime ambiental.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação